“O puritano queria ser um profissional — nós devemos sê-lo. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3879882 Sociologia
“O puritano queria ser um profissional — nós devemos sê-lo. Pois a ascese, ao se transferir das celas dos mosteiros para a vida profissional, passou a dominar a moralidade intramundana e assim contribuiu [com sua parte] para edificar esse poderoso cosmos da ordem econômica moderna ligado aos pressupostos técnicos e econômicos da produção pela máquina, que hoje determina com pressão avassaladora o estilo de vida de todos os indivíduos que nascem dentro dessa engrenagem — não só dos economicamente ativos — e talvez continue a determinar até que cesse de queimar a última porção de combustível fóssil” (Weber, 2004, p. 165).

Com base no pensamento de Max Weber, é INCORRETO afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão pesadíssima

Weber defende que o "espírito" (aquela mentalidade de trabalhar duro, poupar e reinvestir por uma questão moral/religiosa) foi uma das causas que permitiu o surgimento do capitalismo moderno.

Para Marx, a economia (base) cria a ideologia (espírito). Para Weber, a cultura e a religião (espírito) podem ajudar a criar a economia. Dizer que o espírito é consequência é transformar Weber em Marx

A) Ética do trabalho e acúmulo (CORRETA) Para os puritanos (calvinistas), o sucesso no trabalho era um sinal de que você poderia ser um "eleito" de Deus. Então, acumular riqueza não era para ostentar, mas para provar sua virtude. Isso é o combustível inicial do capitalismo.

B) Afinidade entre Calvinismo e Capitalismo (CORRETA) Weber usa o termo "Afinidade Eletiva". Ele não diz que a religião causou o capitalismo sozinha, mas que o estilo de vida calvinista (racional, disciplinado, sem gastos inúteis) "combinou" perfeitamente com a lógica de acumulação capitalista.

C) Desencantamento do Mundo (CORRETA) Antes, as pessoas buscavam a salvação em milagres, ritos mágicos ou sacramentos da Igreja. O protestantismo ascético acabou com isso: a salvação agora dependia da sua conduta racional e do seu trabalho.

E) O Capitalismo hoje como "Engrenagem" (CORRETA) Weber termina o texto com uma visão meio sombria (a famosa Gaiola de Ferro ou Iron Cage). Ele diz que, no começo, a religião ajudou a construir o sistema. Mas hoje, o capitalismo é tão poderoso e técnico que ele funciona sozinho. Você não precisa ser religioso para ser um trabalhador disciplinado; o sistema te obriga a ser assim para sobreviver.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo