Julgue o item que se segue.O fim da Guerra Fria teve um impa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2520468 História

Julgue o item que se segue.


O fim da Guerra Fria teve um impacto significativo na corrida espacial, levando os Estados Unidos e a União Soviética a cooperarem na construção da Estação Espacial Internacional como forma de promover a paz e a colaboração científica entre as superpotências rivais.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C (Certo)

1. Tema central da questão

A questão trata do impacto do fim da Guerra Fria na corrida espacial e da consequente cooperação entre Estados Unidos e União Soviética (posteriormente Rússia) na construção da Estação Espacial Internacional (EEI). Esse assunto é relevante nos concursos públicos porque relaciona História Contemporânea com temas como relações internacionais, ciência e tecnologia.

2. Resumo teórico

A Guerra Fria (1947-1991) foi marcada pela corrida espacial, uma disputa tecnológica e ideológica entre Estados Unidos e União Soviética. Cada superpotência buscava demonstrar superioridade por meio de feitos espaciais, como o envio do primeiro homem ao espaço (URSS, 1961) e a chegada do homem à Lua (EUA, 1969).

Com o fim da Guerra Fria, em 1991, houve um redirecionamento das relações internacionais. A rivalidade deu lugar à cooperação científica. O maior exemplo foi a colaboração na construção da Estação Espacial Internacional (EEI), lançada em 1998, reunindo Estados Unidos, Rússia (ex-URSS), União Europeia, Japão e Canadá. O objetivo principal era promover a paz, o intercâmbio científico e o avanço conjunto da exploração espacial (NASA).

3. Justificativa da alternativa correta (Certo)

A alternativa é correta porque descreve de forma precisa que, após o fim da Guerra Fria, EUA e União Soviética (depois, Rússia) passaram a cooperar na EEI. Essa aproximação simbolizou não só o fim da competição espacial, mas também o desejo de promover a paz internacional e o progresso científico conjunto (UNOOSA).

Além disso, a EEI é frequentemente citada como um dos maiores exemplos de cooperação internacional pacífica na história recente, sendo utilizada como laboratório orbital por cientistas do mundo todo.

4. Estratégias para interpretação e dicas

Ao resolver questões desse tipo, observe sempre os marcos cronológicos (fim da Guerra Fria = início dos anos 1990), os atores principais (EUA, URSS/Rússia), e os processos históricos (passagem da rivalidade à cooperação). Fique atento a palavras-chave como “cooperação” e “promoção da paz”, pois normalmente são usadas para destacar mudanças de postura política e ideológica.

Evite ser induzido por respostas que só apresentem a rivalidade, ignorando o contexto posterior de colaboração, que é fundamental para entender o período pós-Guerra Fria.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O texto é bonito, mas o gabarito precisa ser mudado para ERRADO.

A Estação Espacial Internacional começou a ser construída em novembro de 1998, após o fim da União Soviética. E terminando de ser construída em julho de 2011.

A União Soviética acabou, oficialmente, em 1991.

É preciso lembrar que União Soviética e Rússia não são a mesma coisa, a afirmativa apresenta um anacronismo, por isto, está Errado.

Fontes:

https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/estacao-espacial-internacional/

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/fim-urss.htm

O fim da Guerra Fria teve um impacto significativo na corrida espacial, resultando em um aumento da cooperação entre os Estados Unidos e a Rússia (herdeira do programa espacial soviético). Um dos exemplos mais notáveis dessa colaboração é a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). A ISS representa um esforço conjunto para promover a paz e a colaboração científica entre as antigas superpotências rivais, permitindo que cientistas e engenheiros de ambos os países (e de outras nações) trabalhassem juntos em projetos de pesquisa espacial e tecnológica.

A ISS é um projeto internacional que envolve as agências espaciais dos Estados Unidos (NASA), Rússia (Roscosmos), Japão (JAXA), Europa (ESA) e Canadá (CSA).

A parceria para a ISS começou na década de 1990 e foi vista como uma forma de transformar a competição da corrida espacial em colaboração, promovendo a paz e a colaboração científica. Trabalhando juntos na ISS, os países compartilham conhecimentos, recursos e responsabilidades, demonstrando que a ciência e a exploração espacial podem unir nações em vez de dividi-las.

quando a ISS começou a ser construída, a união soviética já não havia caído?

Mais uma pérola embasada pelo CPTK:

INDEFERIDO. É VERDADEIRA (gabarito retificado), pois o fim da Guerra Fria impulsionou a cooperação entre os Estados Unidos e a União Soviética, levando à construção da Estação Espacial Internacional como um esforço conjunto para promover a paz e a colaboração científica. Fonte: https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/upload/trabalhos/201652417328.pdf

E o artigo usado como fonte não fala nada de Estação Espacial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo