Julgue o item que se segue.O fim da Guerra Fria teve um impa...
Julgue o item que se segue.
O fim da Guerra Fria teve um impacto significativo na
corrida espacial, levando os Estados Unidos e a União
Soviética a cooperarem na construção da Estação
Espacial Internacional como forma de promover a paz e a
colaboração científica entre as superpotências rivais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C (Certo)
1. Tema central da questão
A questão trata do impacto do fim da Guerra Fria na corrida espacial e da consequente cooperação entre Estados Unidos e União Soviética (posteriormente Rússia) na construção da Estação Espacial Internacional (EEI). Esse assunto é relevante nos concursos públicos porque relaciona História Contemporânea com temas como relações internacionais, ciência e tecnologia.
2. Resumo teórico
A Guerra Fria (1947-1991) foi marcada pela corrida espacial, uma disputa tecnológica e ideológica entre Estados Unidos e União Soviética. Cada superpotência buscava demonstrar superioridade por meio de feitos espaciais, como o envio do primeiro homem ao espaço (URSS, 1961) e a chegada do homem à Lua (EUA, 1969).
Com o fim da Guerra Fria, em 1991, houve um redirecionamento das relações internacionais. A rivalidade deu lugar à cooperação científica. O maior exemplo foi a colaboração na construção da Estação Espacial Internacional (EEI), lançada em 1998, reunindo Estados Unidos, Rússia (ex-URSS), União Europeia, Japão e Canadá. O objetivo principal era promover a paz, o intercâmbio científico e o avanço conjunto da exploração espacial (NASA).
3. Justificativa da alternativa correta (Certo)
A alternativa é correta porque descreve de forma precisa que, após o fim da Guerra Fria, EUA e União Soviética (depois, Rússia) passaram a cooperar na EEI. Essa aproximação simbolizou não só o fim da competição espacial, mas também o desejo de promover a paz internacional e o progresso científico conjunto (UNOOSA).
Além disso, a EEI é frequentemente citada como um dos maiores exemplos de cooperação internacional pacífica na história recente, sendo utilizada como laboratório orbital por cientistas do mundo todo.
4. Estratégias para interpretação e dicas
Ao resolver questões desse tipo, observe sempre os marcos cronológicos (fim da Guerra Fria = início dos anos 1990), os atores principais (EUA, URSS/Rússia), e os processos históricos (passagem da rivalidade à cooperação). Fique atento a palavras-chave como “cooperação” e “promoção da paz”, pois normalmente são usadas para destacar mudanças de postura política e ideológica.
Evite ser induzido por respostas que só apresentem a rivalidade, ignorando o contexto posterior de colaboração, que é fundamental para entender o período pós-Guerra Fria.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O texto é bonito, mas o gabarito precisa ser mudado para ERRADO.
A Estação Espacial Internacional começou a ser construída em novembro de 1998, após o fim da União Soviética. E terminando de ser construída em julho de 2011.
A União Soviética acabou, oficialmente, em 1991.
É preciso lembrar que União Soviética e Rússia não são a mesma coisa, a afirmativa apresenta um anacronismo, por isto, está Errado.
Fontes:
https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/estacao-espacial-internacional/
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/fim-urss.htm
O fim da Guerra Fria teve um impacto significativo na corrida espacial, resultando em um aumento da cooperação entre os Estados Unidos e a Rússia (herdeira do programa espacial soviético). Um dos exemplos mais notáveis dessa colaboração é a construção da Estação Espacial Internacional (ISS). A ISS representa um esforço conjunto para promover a paz e a colaboração científica entre as antigas superpotências rivais, permitindo que cientistas e engenheiros de ambos os países (e de outras nações) trabalhassem juntos em projetos de pesquisa espacial e tecnológica.
A ISS é um projeto internacional que envolve as agências espaciais dos Estados Unidos (NASA), Rússia (Roscosmos), Japão (JAXA), Europa (ESA) e Canadá (CSA).
A parceria para a ISS começou na década de 1990 e foi vista como uma forma de transformar a competição da corrida espacial em colaboração, promovendo a paz e a colaboração científica. Trabalhando juntos na ISS, os países compartilham conhecimentos, recursos e responsabilidades, demonstrando que a ciência e a exploração espacial podem unir nações em vez de dividi-las.
quando a ISS começou a ser construída, a união soviética já não havia caído?
Mais uma pérola embasada pelo CPTK:
INDEFERIDO. É VERDADEIRA (gabarito retificado), pois o fim da Guerra Fria impulsionou a cooperação entre os Estados Unidos e a União Soviética, levando à construção da Estação Espacial Internacional como um esforço conjunto para promover a paz e a colaboração científica. Fonte: https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/upload/trabalhos/201652417328.pdf
E o artigo usado como fonte não fala nada de Estação Espacial.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo