Durante a rotina de um laboratório, dois técnicos realizaram...
Durante a rotina de um laboratório, dois técnicos realizaram procedimentos de pipetagem, utilizando micropipetas de deslocamento de ar. Avalie as etapas realizadas para cada técnico.
Técnico A: precisava transferir 100 microlitros de uma solução aquosa para outro tubo. Inicialmente, pressionou o êmbolo da micropipeta até o primeiro estágio, mantendo a pipeta na posição vertical. Em seguida, imergiu a ponteira na amostra e liberou lentamente o êmbolo até a posição de repouso, realizando a aspiração do volume selecionado. Para a transferência, posicionou a ponta da ponteira em um ângulo de aproximadamente 10° a 45° contra a parede interna do recipiente, pressionou suavemente o êmbolo até o primeiro estágio e, após uma breve pausa, pressionou-o até o segundo estágio, deslizando a ponteira pela parede interna, para remover o restante da amostra. Em seguida, retirou a ponteira do recipiente e liberou o êmbolo até a posição de repouso.
Técnico B: precisava pipetar uma amostra viscosa. Para isso, após definir o volume desejado, pressionou o êmbolo da micropipeta até o segundo estágio antes de imergir a ponteira na amostra. Em seguida, imergiu a ponteira no líquido e liberou lentamente o êmbolo até a posição de repouso, aspirando um volume superior ao volume selecionado. Para realizar a transferência, posicionou a ponteira no recipiente de destino, com um ângulo entre 10 e 45 graus, e pressionou o êmbolo suavemente somente até o primeiro estágio, deixando um volume residual na ponteira.
Com base nos procedimentos descritos, assinale a opção CORRETA: