Leia a informação. Assange entre 4 paredes: Confinado na ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q276182 Atualidades
Leia a informação.

Assange entre 4 paredes: Confinado na Embaixada do Equador em Londres, fundador do Wikileaks sua na esteira e faz sessão de dança com amigos para superar o estress. (Folha de S.Paulo, 18.08.2012)
As polêmicas marcam a trajetória de Julian Assenge, o fundador do Wikileaks, organização transnacional sem fins lucrativos, sediada na Suécia, que publica em seu site, postagens (posts) de fontes anônimas, documentos, fotos e informações confidenciais, vazadas de governos ou empresas. Ameaçado de extradição para o seu país, Julian Assenge solicitou asilo político para o governo
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Equatoriano

A questão aborda a figura de Julian Assange, fundador do Wikileaks, e o contexto de seu pedido de asilo político. Para resolver esta questão, é importante entender quem é Assange e o papel do Wikileaks no cenário internacional, além de conhecer o episódio específico de seu asilo.

Julian Assange é um jornalista e ativista australiano conhecido por fundar o Wikileaks, uma organização que publica informações confidenciais vazadas de governos e empresas, muitas vezes gerando polêmicas e debates sobre transparência e segurança nacional.

Em 2012, Assange buscou asilo na Embaixada do Equador em Londres para evitar extradição para a Suécia, onde enfrentava acusações legais. Ele temia que a extradição para a Suécia poderia resultar em uma posterior extradição para os Estados Unidos, onde enfrentaria acusações relacionadas aos vazamentos do Wikileaks.

O governo equatoriano concedeu asilo político a Assange, permitindo que ele permanecesse na embaixada por um longo período.

A partir deste contexto, podemos confirmar que a alternativa D - Equatoriano é a correta, pois Assange pediu asilo ao governo do Equador.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Brasileiro: Não há registros de Julian Assange ter solicitado asilo ao governo brasileiro.

B - Chileno: Essa alternativa está incorreta, pois Assange não buscou proteção junto ao governo do Chile.

C - Norte-americano: Na verdade, Assange temia ser extraditado para os Estados Unidos, portanto, não buscaria asilo desse país.

E - Venezuelano: Embora a Venezuela tenha uma postura crítica aos Estados Unidos, Assange não solicitou asilo a esse país.

Essas análises demonstram que as alternativas incorretas não têm relação com os eventos reais envolvendo Julian Assange e seu pedido de asilo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo