Idosa de 73 anos, com obesidade, hipertensão e diabetes, enc...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A combinação de taquicardia regular de QRS estreito com ondas P retrógradas indica taquicardia supraventricular por reentrada dependente do nó AV. Como a paciente está acordada, orientada e sem sinais inequívocos de instabilidade grave, a medida inicial mais adequada entre as opções é adenosina; a compressão do seio carotídeo é inadequada pelo pós-operatório imediato de endarterectomia de carótida.
- QRS estreito regular com ondas P retrógradas favorece taquicardia por reentrada dependente do nó AV.
- Antes de indicar cardioversão elétrica, procure no enunciado sinais objetivos de instabilidade maior, não apenas frequência alta ou sintomas.
- Quando a questão oferecer manobra vagal, verifique se há contraindicação contextual, especialmente doença carotídea ou cirurgia carotídea recente.
- Entre bloqueadores nodais para reversão aguda de TSV regular por reentrada, a adenosina é a referência inicial clássica quando não há impedimento.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo