Leia a frase abaixo “Há três espécies de ignorância: não sa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3884973 Português
Leia a frase abaixo
“Há três espécies de ignorância: não saber o que se devia saber; saber mal o que se devia saber e saber o que não se devia saber.” (La Rochefoucauld)
Assinale a afirmação incorreta sobre sua estruturação ou significação.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

não tem nenhuma subdividida por vírgula apenas por ponto e virgula e dois pontos

Está se pedindo a "incorreta". Logo, o ponto e virgula na descrição acima se justifica com base na enumeração, não há separação de um período do qual pelo menos um estaria subdividido por vírgula, como se afirma.

Marquei a certa, mas acho que a B também deveria estar errada

Esta questão da FGV exige uma análise de Sintaxe de Pontuação e Estrutura Lógica. Ela é traiçoeira porque a alternativa correta (a incorreta) exige que você conheça uma regra de pontuação bem específica da banca.

A alternativa incorreta é a E.

1. Análise Técnica: Por que a "E" está errada?

Vamos examinar a justificativa do ponto e vírgula na frase:

“Há três espécies de ignorância: não saber o que se devia saber*;** saber mal o que se devia saber e saber o que não se devia saber.”*

A Regra Real: O ponto e vírgula foi usado aqui para separar itens de uma enumeração que já possuem certa complexidade ou extensão.

O erro da alternativa: A alternativa afirma que o ponto e vírgula separa orações das quais "pelo menos uma está subdividida por vírgula". Se você olhar para os segmentos entre os sinais, não há nenhuma vírgula dentro deles.

Segmento 1: não saber o que se devia saber (Sem vírgula)

Segmento 2: saber mal o que se devia saber (Sem vírgula)

Portanto, a justificativa técnica dada pela opção E é factualmente falsa para este texto.

2. Análise das Alternativas Corretas (O que faz sentido)

A) Correta: O autor usa dois-pontos e promete "três espécies", e de fato enumera três.

B) Correta: "Não saber" é a definição literal de "ignorar". Sinonímia perfeita.

C) Correta: As duas primeiras tratam de saber o que se devia (falta de conhecimento ou conhecimento errado). A última trata de saber o que NÃO se devia (conhecimento indevido/fútil). Ela inverte a lógica do "dever".

D) Correta: Nos segmentos "o que", o "o" é um pronome demonstrativo (= aquilo). Ele não retoma nada que veio antes (não é anafórico); ele apenas prepara a entrada da oração relativa.

3. Esquema Bizu da NASA

Para o TCE-SC, grave o uso do Ponto e Vírgula na FGV:

O SEMÁFORO DO PONTO E VÍRGULA:

Enumeração (Lista): Serve para separar itens de uma lista longa, mesmo que não haja vírgulas internas. (É o caso da questão).

Oposição Forte: Substitui o "mas/porém" para dar mais peso. (Ele estudou muito; não passou.)

Vício de Vírgula: Se uma frase já tem muitas vírgulas, usamos o ponto e vírgula para separar os grandes blocos e não virar uma "bagunça".

Dica de Ouro: A FGV adora inventar "justificativas gramaticais" para a pontuação que não batem com o que está escrito no texto. Olhe para o texto e conte as vírgulas! Se a opção diz que tem vírgula e você não vê nenhuma, marque como incorreta.

G.

A B está incorreta também. "não saber" é, de fato, não saber. "ignorar" pode ser "saber" mas preferir ignorar... acho até que caberia recurso

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo