🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Em um artigo intitulado “Há Fundamentalidade nos modelos de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2384632 Estatística
Em um artigo intitulado “Há Fundamentalidade nos modelos de VAR fiscal típicos para o Brasil?”, do Ipea, os autores discutem como uma classe de modelos muito utilizada em pesquisa empírica macroeconômica pode, em alguns casos, apresentar vieses em seus estimadores.
Diz-se que um estimador é viesado quando seu valor esperado difere do valor do parâmetro populacional, sendo estimado. A respeito das formas de se corrigir um estimador viesado, considere as afirmações abaixo.

I - É possível reduzir o viés de um estimador aumentando-se o tamanho da amostra.
II - Se U é um estimador de um parâmetro populacional θ com valor esperado E(U) = k θ, então  V = U/k é um estimador não viesado de θ.
III - Se U é um estimador de um parâmetro populacional θ com viés ω, então W = U – ω é um estimador não viesado de θ, sendo que W será consistente se, e somente se, U for consistente.

Está correto o que se afirma em
Alternativas