Para a determinação do grau de hiperestaticidade gh de uma e...
Se todas as cargas aplicadas são verticais e não há rótulas presentes, pode-se concluir que a estrutura apresentada
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
gabarito errôneo no meu pensar, uma vez que a estrutura se move na horizontal.... tornando-se hipoestática
Pq a estrutura não é Hipostatica?
concordo com os demais colegas. A estrutura é hipostática;
https://www.guiadaengenharia.com/wp-content/uploads/2019/08/hipostatica-2-1-600x148.jpg ⇽ Imagem
"A estrutura acima, composta por apenas apoios de 1º grau, embora esteja aparentemente estável, é também hipostática por não restringir o movimento de translação na horizontal. Já o movimento de rotação não precisa ser restrito, pois a configuração dessa estrutura, por si só, já impede esse movimento.
Em síntese, o critério de classificação das estaticidades de acordo com o número de reações de apoio é válido, desde que seja excluída, previamente, a possibilidade de a estrutura ser hipostática".
Pelo que entendi, caso a estrutura tivesse força atuando em x poderia ser considerada hipoestática, pois assim não estaria restringido o movimento nesse sentido. Entretanto, como não há força horizontal e temos 3 reações e 3 equações da estática, a viga é considerada isostática.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo