A Resolução CFP nº 6, de 29 de março de 2019, institui regra...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta, ou seja, a INCORRETA em relação aos princípios de qualidade técnica e científica previstos na Resolução CFP nº 6, de 29 de março de 2019, é a alternativa E.
A Resolução CFP nº 6/2019 estabelece diretrizes para a elaboração de documentos escritos por psicólogos, garantindo que essas produções sejam conduzidas com rigor técnico e científico. O Art. 5º desta resolução foca em assegurar que os documentos respeitem os princípios éticos e técnicos da profissão.
Justificativa da alternativa E:
A alternativa E está INCORRETA porque afirma que o documento escrito deve considerar a natureza "estática, definitiva e cristalizada" do fenômeno psicológico. Essa afirmação vai contra os princípios da psicologia, que compreende os fenômenos psicológicos como dinâmicos e influenciados por contextos históricos e sociais. A psicologia reconhece que comportamentos e estados mentais podem mudar ao longo do tempo e em resposta a diferentes situações.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa A: Correta. Reflete adequadamente a necessidade de considerar os condicionantes históricos e sociais na elaboração de documentos, o que está em linha com os princípios da psicologia.
Alternativa B: Correta. As diretrizes para a numeração, rubrica e assinatura das laudas seguem o padrão para garantir a autenticidade e a continuidade dos documentos psicológicos.
Alternativa C: Correta. Destaca a importância de fundamentar a Avaliação Psicológica em métodos e instrumentos reconhecidos cientificamente, assegurando a validade do documento.
Alternativa D: Correta. Reforça a importância do sigilo profissional, conforme o Código de Ética, um dos pilares centrais na prática profissional do psicólogo.
Em resumo, a alternativa E não está de acordo com a visão dinâmica da psicologia sobre os fenômenos psicológicos, sendo essa a razão de sua incorreção.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo