Acerca do conteúdo do texto, marque V para as afirmativas ve...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q386072 Português
Mito: Se fora do dicionário, a palavra não existe

Qualquer bom dicionário deve registrar como a língua está sendo usada, principalmente em sua forma escrita. Acontece que ela está sempre em movimento, certos usos - palavras ou construções - tomam o lugar de outros, de tal forma que o dicionário está sempre para trás em relação ao uso real e atual. O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala.

O que o dicionário pode e deve fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia. Por isso, ele seleciona aquilo que é mais adequado e condizente com o próprio espírito da língua, deixando de lado brincadeiras verbais, construções francamente empasteladas, aberrações, enfim.

Quando as formas são equivalentes, o dicionário deve registrá-las, e, quando muito, assinalar qual está sendo a preferência: a rigor/em rigor; às pressas/à pressa; a nível de/no nível de; sito à rua/na rua; ao invés de/em vez de; entrega a domicílio/em domicílio; TV a cores/em cores etc.

Não se encontram nos dicionários todas as palavras usadas numa língua. Os dicionários registram as palavras que são matrizes do idioma e só algumas das várias outras que podem ser delas derivadas. Por isso é que não se vê dicionarizado nenhum advérbio em “mente”, pois se sabe que para formar “admiravelmente”, por exemplo, basta conhecer o adjetivo “admirável”.

Acerca do conteúdo do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.  
( ) Um dicionário só não armazena os termos de uma língua que surgiram depois de sua publicação.
( ) Os dicionários armazenam, prioritariamente, os termos que servem de base a outras palavras.
( ) Os dicionários, em alguns casos, orientam sobre as tendências no uso da língua.  ( ) O dicionário deve servir de diretriz para o uso de uma língua.

A sequência está correta em :
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado:

Para a questão apresentada, a alternativa correta é a B - F, V, V, F.

Análise das afirmativas:

(F) Um dicionário só não armazena os termos de uma língua que surgiram depois de sua publicação.

Esta afirmativa é falsa, pois o texto menciona que o dicionário não registra todas as palavras usadas em uma língua, independentemente de quando surgiram. Ele prioriza as palavras que são matrizes do idioma e não necessariamente as mais recentes.

(V) Os dicionários armazenam, prioritariamente, os termos que servem de base a outras palavras.

Essa afirmativa é verdadeira, uma vez que o texto afirma que os dicionários registram palavras que são matrizes do idioma e algumas das que podem ser derivadas delas.

(V) Os dicionários, em alguns casos, orientam sobre as tendências no uso da língua.

Esta afirmativa também é verdadeira, pois o texto menciona que o dicionário deve orientar o uso da língua no sentido da clareza, adequação e economia, além de registrar formas equivalentes e indicar preferências.

(F) O dicionário deve servir de diretriz para o uso de uma língua.

Essa afirmativa é falsa porque, conforme o texto, o dicionário não decide o que existe ou não na língua; quem decide é quem fala. O dicionário apenas orienta, mas não impõe diretrizes.

Portanto, a sequência correta é: B - F, V, V, F.

Ao estudar interpretação de textos, lembre-se de buscar palavras-chave e entender o contexto geral, pois isso ajuda a identificar a veracidade das informações apresentadas. Essa habilidade é essencial para responder questões de forma eficaz em concursos.

Se precisar de mais ajuda, estou aqui para esclarecer suas dúvidas!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Existe ai uma pegadinha, o gabarito da banca está certo sim. .leiam com atenção o ENUNCIADO que diz "acerca do CONTEÚDO DO TEXTO" na nossa lógica o dicionário deve sim e serve de diretriz para o uso de uma língua, mas no texto acima não..inclusive eu errei essa questão na prova deste concurso por tbm seguir a "minha linha de raciocínio" e não a do texto, e a questão pede do texto. Bjus espero ter ajudado.


Sinceramente, não consegui enxergar a última opção como sendo falsa.

Pois pelo que entendi do texto é dever do dicionário sim, servir como diretriz de uma língua, vejamos o texto:

"O que o dicionário pode e DEVE fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia. Entendo que "ORIENTAR O USO no sentido da clareza, adequação e economia" = SERVIR DE DIRETRIZ.

Esse é o papel do dicionário, agora se ele será acatado ou não, são outros quinhentos..."O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala".

Com certeza erraria esta questão na prova, da mesma forma que a errei aqui.



Concordo que a resposta é D. O Gabarito só pode está errado

A pegadinha nessa questão, na minha opinião, está no significado da palavra diretriz.

Buscando isso no google achei: norma, critério, maneira de se proceder ou se portar, conduta, dentre outros.

Ou seja, a palavra "diretriz" não é bem o que o texto diz a respeito da utilidade do dicionário.

Vejam: "o dicionário está sempre para trás em relação ao uso real e atual. O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala."

"O que o dicionário pode e deve fazer é orientar o uso no sentido da clareza, adequação e economia."

Orientar, não é o mesmo que critério, norma, forma de se proceder.

Bom...foi isso que entendi.

Bons estudos e boa sorte!!!

A letra D é falsa pelos dizeres do texto: "Qualquer bom dicionário deve registrar como a língua está sendo usada, principalmente em sua forma escrita. O dicionário não decide nada - quem decide é quem fala. " Logo, ele não é uma diretriz e sim um registro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo