Estudo referente à agricultura familiar no Brasil, realizado...
Em relação ao valor bruto da produção da agropecuária nacional, a agricultura familiar responde por menos da metade da produção de feijão e mandioca.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E (Errado)
Tema central da questão: A questão aborda a importância da agricultura familiar na produção agropecuária nacional, em especial na produção de feijão e mandioca. Esse assunto é fundamental para concursos da área agropecuária, pois a agricultura familiar é um dos pilares do setor rural brasileiro, inclusive em políticas públicas e programas de desenvolvimento sustentável.
Resumo teórico:
A agricultura familiar é caracterizada por pequenas propriedades, administração predominantemente familiar e mão de obra majoritariamente dos membros da família. No Brasil, representa grande parcela do total de estabelecimentos rurais.
Segundo o documento “Novo Retrato da Agricultura Familiar”, fruto da cooperação entre INCRA e FAO, utilizando dados do Censo Agropecuário 1995/1996, a agricultura familiar foi responsável por mais da metade da produção nacional de alimentos básicos, como o feijão e a mandioca. Por exemplo:
- Feijão: mais de 60% da produção nacional vinha da agricultura familiar.
- Mandioca: cerca de 85% da produção nacional era proveniente da agricultura familiar.
Justificativa da alternativa correta:
A afirmação do item está errada porque diz que a agricultura familiar responde por “menos da metade” da produção de feijão e mandioca. Como mostrado nos dados oficiais (Ministério da Agricultura e IBGE), a participação da agricultura familiar é superior a 50% nesses dois produtos. Portanto, a alternativa marcada como “E” está correta, pois o enunciado está realmente errado.
Estratégias para interpretação:
Ao resolver questões desse tipo, procure identificar:
- Palavras como “menos”, “mais”, “todos”, “nenhum” – geralmente são decisivas.
- Os dados mais recentes e as principais tendências do setor; números muito abaixo ou acima do senso comum podem indicar pegadinhas.
- Se o tema envolve produção de alimentos básicos, lembre-se que a agricultura familiar costuma liderar esses cultivos.
Conclusão:
A resposta correta é E (Errado), pois a agricultura familiar, de fato, responde por mais da metade da produção nacional de feijão e mandioca, contrariando o que afirma o item.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em seu artigo, com base nos dados do censo agrícola, Hoffmann mostra que, em 2006, a agricultura familiar, tal como definida na lei, produziu 33% do arroz em casca, 69,6% do feijão (considerados todos os tipos), 83% da mandioca, 45,6% do milho em grão, 14% da soja, 21% do trigo e 38% do café em grão, só para citar alguns produtos.
https://www.embrapa.br/agropensa/busca-de-noticias/-/noticia/27405640/a-real-contribuicao-da-agricultura-familiar-no-brasil
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo