O Teste de Dix-Hallpike é um procedimento clínico utilizado...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3191417 Fonoaudiologia
O Teste de Dix-Hallpike é um procedimento clínico utilizado para diagnosticar a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Qual das seguintes afirmações sobre o Teste de DixHallpike é CORRETA?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B

Tema central: O Teste de Dix-Hallpike é um procedimento clínico realizado para diagnosticar Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB), uma das causas mais comuns de vertigem periférica. O domínio desse teste é fundamental para o fonoaudiólogo atuar em avaliação e reabilitação vestibular.

Resumo teórico:
O Teste de Dix-Hallpike é realizado com o paciente sentado na borda da maca. O examinador gira a cabeça do paciente cerca de 45 graus para um lado e, em seguida, deita-o rapidamente para trás, de modo que a cabeça fique pendente cerca de 20 graus além da borda da maca. O objetivo é desencadear sintomas típicos de VPPB, observando nistagmo e vertigem. Este teste avalia principalmente o canal semicircular posterior.

Referências: Manual de Procedimentos em Otoneurologia (Fukuda et al.), Diretrizes da Academia Americana de Otorrinolaringologia.

Justificativa da Alternativa Correta (B):
A alternativa B descreve corretamente a técnica: o paciente é rapidamente deitado em uma maca, com a cabeça pendente para fora da borda e girada para o lado. Isso corresponde à execução clássica do teste, permitindo a avaliação adequada do sistema vestibular.

Análise das alternativas incorretas:

A: Diz que o teste é feito com o paciente sentado em uma cadeira giratória, o que é incorreto. O teste correto exige a passagem para a posição deitada.

C: Fala em nistagmo vertical, mas o esperado na VPPB é nistagmo horizontal-rotatório ou geotrópico, não puramente vertical.

D: Afirma que avalia todos os canais semicirculares, mas o teste é específico para os canais posteriores, não os horizontais.

E: Diz que paciente com histórico de problemas cervicais ou lesão vertebral não pode realizar o teste. Embora haja cautela nesses casos, não é contraindicação absoluta, mas sim relativa, dependendo da gravidade.

Estratégia de interpretação: Busque palavras-chave (como posição do paciente, movimento da cabeça e objetivo do teste). Evite ser induzido por detalhes genéricos ou incompletos, e sempre relate o passo-a-passo mentalmente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo