A presença do governo em uma economia busca atenuar as chama...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: COPEVE-UFAL Órgão: IFAL Prova: COPEVE-UFAL - 2016 - IFAL - Economista |
Q2810545 Economia

A presença do governo em uma economia busca atenuar as chamadas falhas do mercado. Nesse sentido, o governo possui funções bem específicas como a de alocação, distribuição, estabilização e regulação. Para cumprir tais funções, o governo necessita arrecadar tributos e, nesse processo, observa conceitos relevantes da teoria da tributação. Qual princípio da teoria da tributação estabelece que a tributação não deve desestimular o investimento, a produção e o consumo?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão apresentada aborda um tema central na economia e nas políticas públicas: o papel do governo na economia e os princípios da teoria da tributação. É essencial compreender como os diferentes princípios tributários influenciam o comportamento econômico e a alocação de recursos.

O princípio da tributação que estabelece que a tributação não deve desestimular o investimento, a produção e o consumo é o de Neutralidade. Este princípio sugere que os impostos devem ser projetados de forma a interferir o mínimo possível nas decisões econômicas dos agentes, permitindo que o mercado opere de forma eficiente. A ideia é que, ao evitar distorções significativas, a economia possa crescer de forma sustentada, incentivando tanto a produção quanto o consumo. Uma tributação não neutra poderia, por exemplo, desincentivar a produção de determinados bens ao torná-los mais caros ou menos competitivos.

Agora, vamos analisar as alternativas:

A - Isonomia: Refere-se ao tratamento igualitário de todos perante a lei. No contexto tributário, relaciona-se à ideia de que contribuintes em situações equivalentes devem ser tratados de maneira semelhante. Não aborda diretamente o estímulo ou desestímulo ao investimento ou consumo.

B - Equidade: Relaciona-se à justiça na distribuição da carga tributária, garantindo que ela seja proporcional à capacidade de pagamento dos contribuintes. Embora importante, não é o princípio que trata diretamente de evitar a desestimulação do investimento e consumo.

C - Simplicidade: Este princípio refere-se à facilidade de compreensão e aplicação das leis tributárias. Um sistema tributário simples evita custos administrativos excessivos, mas não está diretamente relacionado ao incentivo ou desincentivo econômico.

E - Progressividade: Este princípio sugere que aqueles com maior capacidade financeira devem contribuir com uma parcela maior de sua renda em tributos. Embora relevante, não é o princípio que evita diretamente o desestímulo ao investimento e consumo.

Portanto, a alternativa correta é a Alternativa D: Neutralidade.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo