Em softwares de apresentação, como o Microsoft PowerPoint, ...
Em softwares de apresentação, como o Microsoft PowerPoint, a exibição de conteúdo pode ser controlada de forma detalhada para criar uma narrativa visual impactante. Um assistente de tecnologia pode ser solicitado a criar apresentações que utilizem recursos avançados para controlar o fluxo de informações e manter a atenção do público.
Analise as seguintes proposições sobre os recursos de animação e transição:
I. A transição de slide é um efeito visual que ocorre quando se passa de um slide para o outro durante uma apresentação. É possível aplicar a mesma transição a todos os slides ou personalizar cada uma individualmente.
II. A animação é um efeito aplicado a um elemento específico dentro de um slide, como um texto, imagem ou gráfico. As animações podem ser configuradas para iniciar com um clique, com o slide anterior ou após o slide anterior, permitindo a criação de sequências complexas.
III. O recurso "Painel de Animação" permite reordenar os efeitos de animação, ajustar seus tempos de início e duração, e configurar opções avançadas, como a repetição de um efeito ou o acionamento a partir de um clique em um objeto específico (gatilho).
Está correto o que se afirma em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
O que precisava saber: Era necessário distinguir três recursos nativos dos editores de apresentação: a transição, que atua na passagem de um slide para outro; a animação, que atua sobre elementos específicos dentro do slide; e o Painel de Animação, que permite organizar, reordenar e ajustar esses efeitos, inclusive com temporização e gatilhos.
Critério decisivo: As três proposições descrevem corretamente recursos nativos dos editores de apresentação: transição entre slides, animação de elementos do slide e gerenciamento/ordenação desses efeitos pelo Painel de Animação, inclusive com temporização e gatilhos.
- Separe mentalmente os recursos: transição atua entre slides; animação atua dentro do slide, sobre objetos específicos.
- Quando a questão mencionar início de animações, verifique se aparecem as três formas previstas na base: ao clicar, com o anterior e após o anterior.
- Se o enunciado falar em reordenar efeitos, ajustar duração, repetição ou gatilho, isso se relaciona ao Painel de Animação.
- Em alternativas combinadas, confirme se alguma proposição correta foi indevidamente excluída antes de marcar a resposta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo