Em uma instituição do sistema prisional de um determinado e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q474426 Serviço Social
Em uma instituição do sistema prisional de um determinado estado brasileiro, historicamente o atendimento às famílias dos presos só era realizado às segundas-feiras, dia útil da semana e quando a maioria dos familiares ficava impossibilitado de comparecer à instituição, devido a sua atividade de trabalho. Ao ser aprovada em concurso público, tomar posse e assumir as atividades na instituição, a assistente social Joana questionou o procedimento burocrático e levou a situação para discussão na reunião de equipe. A profissional buscou refletir junto a seus colegas por que o atendimento às famílias só poderia ocorrer às segundas-feiras, já que nos finais de semana também havia profissionais de Serviço Social na instituição. Um de seus colegas, o assistente social Daniel ressaltou que o atendimento nesse dia da semana teria sido determinação da direção da instituição e que, num determinado momento, a equipe decidiu acatá-la, para não se indispor com a referida direção. Após forte debate dos profissionais sobre a situação, decidiu-se que o posicionamento da equipe, a ser levado à direção, seria o de manter um profissional de plantão todos os dias da semana, inclusive em dias de visita, de maneira que todos os familiares que comparecessem ao setor e desejassem atendimento, pudessem ser ouvidos. Analisando a situação apresentada à luz dos deveres da Assistente Social nas suas relações com os usuários descritos no Código de Ética, é possível compreender que o posicionamento:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

A questão central trata dos deveres do assistente social no atendimento aos usuários, com base no Código de Ética do Serviço Social. Nessa situação, a assistente social Joana questiona uma prática institucional que limita o atendimento às famílias dos presos somente às segundas-feiras, considerando que muitos familiares não podem comparecer nesse dia.

O Código de Ética do Serviço Social estabelece princípios fundamentais que guiam a prática profissional, como o compromisso com a democratização do acesso aos serviços e o respeito aos direitos dos usuários. Neste caso, o posicionamento de Joana visa justamente desburocratizar o atendimento e torná-lo mais acessível para os familiares, promovendo um serviço mais ágil e inclusivo.

Justificativa para a Alternativa D:

A escolha da alternativa D está correta porque destaca o dever do assistente social de criar mecanismos que desburocratizem o relacionamento com os usuários. Ao propor que o atendimento ocorra todos os dias da semana, Joana está buscando agilizar e melhorar os serviços prestados, garantindo que mais familiares tenham a oportunidade de serem atendidos quando visitam a instituição.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - Incorreta: A alternativa A está errada porque confunde o entendimento sobre o papel de democratizar informações com a necessidade de flexibilizar o atendimento para facilitar o acesso dos usuários aos serviços.

B - Incorreta: Embora tensionar posturas conservadoras seja importante, a alternativa B exagera ao sugerir que novos profissionais devem adotar uma abordagem radical. O foco deveria ser na promoção de práticas inclusivas e melhores condições de atendimento.

C - Incorreta: A alternativa C está equivocada ao sugerir que evitar indisposições com a direção é mais importante que lutar pelos direitos dos usuários. A ética profissional prioriza o atendimento das necessidades dos usuários acima de conveniências institucionais.

E - Incorreta: A alternativa E é desconsiderada, pois desvia do cerne da questão ao questionar a afinidade de Joana com o sistema prisional, o que não está em pauta no contexto de seus deveres éticos como assistente social.

Conclusão: Manter um atendimento diário à disposição dos familiares é uma prática que está em total consonância com os princípios éticos do Serviço Social, promovendo maior acessibilidade e respeito aos direitos dos usuários.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme o Código de Ética.

Das Relações com os Usuários

Art. 5º - São deveres do assistente social nas suas relações com os usuários:

g) contribuir para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.

kkkkkkkkkkkKKkk  Letra "E" é a realidade de muitas colegas, sim! 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo