Comparece ao serviço de urgência odontológica um paciente c...
I.O tratamento adequado articula a remoção da causa (exodontia ou tratamento endodôntico do dente envolvido) e a drenagem cirúrgica do abscesso, configurando intervenção principal no manejo das infecções odontogênicas com coleção purulenta identificada no exame clínico.
II.A antibioticoterapia sistêmica isolada, sem remoção da causa nem drenagem, configura conduta principal e suficiente nas infecções odontogênicas com coleção purulenta, dispensando intervenções cirúrgicas no contexto do atendimento de urgência realizado pelo cirurgião-dentista.
III.Na escolha da antibioticoterapia empírica para infecções odontogênicas em paciente sem alergia, a amoxicilina configura opção de primeira linha em razão do espectro adequado contra a microbiota predominante (cocos gram-positivos e anaeróbios da cavidade oral).
Está correto o que se afirma em: