A operação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) pode e...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2626702 Engenharia Ambiental e Sanitária

A operação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) pode envolver diversos riscos para os operadores. Esses riscos podem variar dependendo do tamanho da ETA, dos processos específicos empregados e dos produtos químicos que são utilizados. Abaixo estão alguns riscos comuns associados á operação de uma ETA:


I. Riscos químicos, biológicos e ergonômicos.

II. Riscos elétricos, não biológicos e de confined space (espaço não confinado).

III. Riscos respiratórios, físicos e elétricos.

IV. Não existem riscos iminentes tratando-se de operadores de ETA.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D

Vamos analisar o tema central: a operação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) envolve diversos riscos para seus operadores. Compreender esses riscos é crucial para garantir a segurança no ambiente de trabalho.

Resumo Teórico: Na operação de uma ETA, os trabalhadores estão expostos a diferentes tipos de riscos:

  • Riscos Químicos: Envolvem a manipulação de produtos químicos, como cloro e sulfato de alumínio, que podem ser tóxicos.
  • Riscos Biológicos: Resultam do contato com patógenos presentes na água bruta.
  • Riscos Ergonômicos: Relacionados a posturas inadequadas ou esforços repetitivos.
  • Riscos Elétricos: Devidos à utilização de equipamentos elétricos.
  • Riscos Respiratórios: Pela inalação de vapores ou poeiras.
  • Riscos Físicos: Incluem ruídos, calor, iluminação inadequada, entre outros.

Esses riscos são geralmente reconhecidos por normas de segurança no trabalho, como a NR-33 (espaço confinado) e NR-10 (segurança em instalações elétricas). Fontes como manuais de operação de ETAs e diretrizes de segurança do trabalho são fundamentais para uma compreensão mais ampla.

Justificativa da Alternativa Correta (D):

A análise das alternativas mostra que apenas I e III estão corretas.

  • I. Riscos químicos, biológicos e ergonômicos: Corretos, pois são riscos presentes em ETAs.
  • III. Riscos respiratórios, físicos e elétricos: Corretos, pois também representam perigos reais em uma ETA.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • II. Riscos elétricos, não biológicos e de confined space (espaço não confinado): A menção a "não biológicos" e "espaço não confinado" é incorreta, pois os espaços confinados são comuns em ETAs.
  • IV. Não existem riscos iminentes tratando-se de operadores de ETA: Incorreto, pois os riscos são numerosos e significativos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo