A respeito de aspectos de representação, construtivos, opera...
A respeito de aspectos de representação, construtivos, operacionais e de segurança no projeto de um edifício, julgue o item que se segue.
As medidas de portas de emergência devem ser definidas com base na quantidade de pessoas que transitam no local e na distância até o ponto de escape.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Seria interessante o comentarista do QC citar os itens da norma. Pelo que entendi só a primeira afirmativa está em consonância com a NBR9077.Sobre a distância até área de escape encontrei outras temáticas , mas nda relacionado a "dimensionamento de porta".
As medidas das portas de emergência, bem como sua quantidade e localização, devem ser definidas com base em critérios técnicos que consideram:
- Quantidade de pessoas: O fluxo de pessoas no local influencia diretamente a largura e o número de portas de emergência necessárias para garantir uma evacuação segura e eficiente.
- Distância até o ponto de escape: A localização das portas de emergência deve garantir que as pessoas possam alcançá-las rapidamente, respeitando as distâncias máximas permitidas pelas normas de segurança.
Esses aspectos são regulamentados por normas técnicas, como a ABNT NBR 9077 (Saída de Emergência em Edifícios), que estabelece diretrizes para dimensionamento, distâncias máximas de percurso e outras especificações relacionadas à segurança contra incêndio e pânico.
Portanto, a afirmação está correta. Certo.
Acredito que caberia recurso nessa questão.
A questão pede como que as medidas de portas de emergência devem ser definidas.
Segundo a NBR 9077/2001, temos o seguinte:
4.5.4 Portas
4.5.4.2 A largura, vão livre ou "luz" das portas, comuns ou corta-fogo, utilizadas nas rotas de saída, deve ser dimensionada como estabelecido em 4.4, (...).
.
4.4 Dimensionamento das saídas de emergência
4.4.1 Largura das saídas
4.4.1.1 A largura das saídas deve ser dimensionada em função do número de pessoas que por elas deva transitar, observados os seguintes critérios:
a) os acessos são dimensionados em função dos pavimentos que servirem à população;
b) as escadas, rampas e descargas são dimensionadas em função do pavimento de maior população, o qual determina as larguras mínimas para os laços correspondentes aos demais pavimentos, considerando-se o sentido de saída.
No item 4.4.2 fala sobre as larguras mínimas a serem adotadas, e o item 4.4.3 sobre exigências adicionais sobre largura de saídas, não fala nada sobre distância até o ponto de escape.
.
Logo após já temos o item 4.5, que fala sobre os acessos, em 4.5.2 temos as distâncias máximas a serem percorridas, que levam em consideração:
a) o acréscimo de risco quando a fuga á possível em apenas um sentido.
b) o acréscimo de risco em função das características construtivas da edificação;
c) a redução de risco em caso de proteção por chuveiros automáticos;
d) a redução de risco pela facilidade de saídas em edificações térreas.
.
Ou seja, as distâncias não impactam no dimensionamento das medidas de portas, impactam na quantidade, mas a questão não se referiu a quantidade de portas, se referiu somente as medidas das portas.
No meu entendimento, a gabarito deveria ser ERRADO.
Acredito que caberia revisão, o gabarito seria ERRADO.
De acordo com a NBR9077
3.54 Unidade de passagem Largura mínima para a passagem de uma fila de pessoas, fixada em 0,55 m.
4.4.3.2 As portas que abrem para dentro de rotas de saída, em ângulo de 180°, em seu movimento de abrir, no sentido do trânsito de saída, não podem diminuir a largura efetiva destas em valor menor que a metade (ver Figura 2), sempre mantendo uma largura mínima livre de 1,10 m para as ocupações em geral e de 1,65 m para as do grupo F.
Concordo com os colegas, errei a questão porque respondi com base na fórmula N=P/C (Não - Passei - no Concurso).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo