A sobrevivência e o suporte da vida dos micro-organismos de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2251512 Técnicas em Laboratório
A sobrevivência e o suporte da vida dos micro-organismos dependem do fornecimento adequado de nutrientes, e de condições para o seu crescimento. Em geral os meios de cultura são líquidos, semissólidos ou sólidos. Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta:
- Os ______________________ normalmente são utilizados no isolamento de bactérias e de fungos. - ____________________raramente são utilizados para fins de identificação, porque poucos fungos esporulam bem nestas soluções.
- Um meio de cultura bem solidificado exige uma concentração de ágar de 1,5 a 1,8%, e se for inferior a 1% resulta num _____________________. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B - Meio sólido, meio líquido, meio semisólido.

Tema Central da Questão: Esta questão aborda o entendimento dos diferentes tipos de meios de cultura utilizados em microbiologia. Esses meios são essenciais para o crescimento e identificação de micro-organismos, como bactérias e fungos, em laboratório. Compreender as características de cada tipo de meio é fundamental para garantir a eficácia no isolamento e identificação desses micro-organismos.

Resumo Teórico:

  • Meio sólido: Contém ágar na concentração de 1,5 a 1,8%, e é amplamente utilizado para isolar bactérias e fungos. A sua firmeza permite a formação de colônias bem definidas.
  • Meio líquido: Não contém ágar, proporcionando um ambiente adequado para o crescimento de micro-organismos em suspensão. É raramente usado para identificação porque muitos fungos não esporulam bem em soluções líquidas.
  • Meio semissólido: Contém menos de 1% de ágar, resultando em uma consistência mais mole. É utilizado para testar motilidade e crescimento de organismos em condições específicas.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa B é a correta porque:

  • Meios sólidos são realmente utilizados no isolamento de bactérias e fungos devido à sua capacidade de suportar colônias bem definidas.
  • Meios líquidos são menos comuns para identificação, pois não suportam bem a esporulação dos fungos.
  • Quando a concentração de ágar é inferior a 1%, resulta em um meio semissólido.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Meio líquido, meio semissólido, meio sólido: A ordem está incorreta, pois a descrição correta dos usos e características não corresponde à sequência apresentada.
  • C - Meio semi-sólido, meio sólido, meio líquido: Esta ordem não está correta conforme as definições e usos de cada meio.
  • D - Meio líquido, meio sólido, meio semissólido: Apesar de listar os três tipos, a ordem indicada não faz sentido em relação às descrições apresentadas no enunciado.
  • E - Meio sólido, meio semi-sólido, meio líquido: Embora os tipos estejam listados, a ordem e a descrição dos usos e características não conferem.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo