Leia a notícia a seguir, que trata de um recente episódio e...
“Uma disciplina oferecida pelo curso de graduação de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) provocou a reação do Ministério da Educação, que pediu apuração sobre a possibilidade de seus criadores terem cometido improbidade administrativa. O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse ter encaminhado ao Ministério Público Federal um pedido para avaliar se a universidade pode alocar professores ‘para promover uma disciplina que não tem nenhuma base na ciência, é apenas promoção de uma tese de um partido político’.” (Folha de São Paulo, 22/02/18, com adaptações).
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: B - O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil.
Vamos entender o contexto da questão.
O tema central da questão está relacionado a uma disciplina polêmica oferecida na Universidade de Brasília (UnB) que gerou reações do Ministério da Educação. Em 2018, uma disciplina com o título "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil" foi oferecida pela UnB. A disciplina abordava a controvérsia sobre o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, que algumas pessoas e grupos classificaram como um "golpe". Isso causou grande polêmica, pois o tema estava diretamente ligado a debates políticos sensíveis no Brasil.
O Ministério da Educação, por meio do então ministro Mendonça Filho, questionou a validade acadêmica da disciplina e solicitou ao Ministério Público Federal que investigasse uma possível improbidade administrativa por parte dos criadores da disciplina. O argumento era que a disciplina poderia estar promovendo uma visão política específica, ao invés de manter uma perspectiva acadêmica imparcial.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - As consequências benéficas do imperialismo. Não se encaixa no contexto da polêmica específica mencionada, que é sobre a política interna recente do Brasil.
C - A negação do Holocausto como realidade histórica. Este tema é muito controverso, mas não está relacionado à situação política do Brasil em 2018.
D - O sistema de cotas raciais no Brasil. Embora seja um tema relevante e controverso no Brasil, não foi o motivo da polêmica específica envolvendo o curso de Ciência Política da UnB em 2018.
A compreensão da questão exige conhecimento sobre os acontecimentos políticos do Brasil em 2016 e a reação institucional e pública a eventos acadêmicos subsequentes. É importante entender que questões de atualidades frequentemente exigem um acompanhamento contínuo das notícias e uma análise crítica dos acontecimentos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo