Recém-nascido de 37 semanas de idade gestacional com históri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235531 Medicina

Recém-nascido de 37 semanas de idade gestacional com história materna de VDRL 1:32 no terceiro trimestre de gestação, tratada com uma dose de penicilina benzatina na semana anterior ao parto. No primeiro dia de vida coletado exames da criança:

- VDRL 1:32 - Hemograma: aumento na contagem de leucócitos. - Raio X de ossos longos: sem alterações. - Líquor: sem alterações.


Assinale a alternativa com a penicilina indicada para o paciente e sua forma de administração.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: Sífilis congênita – condutas diante de recém-nascido de mãe com tratamento inadequado e achados laboratoriais alterados.

Justificativa para a alternativa correta (A): Segundo as “Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita” do Ministério da Saúde (p. 43-44), recém-nascidos de mães com sífilis tratadas menos de 30 dias antes do parto devem ser tratados como expostos. Havendo qualquer alteração clínica ou laboratorial, mas com líquor e RX normais, o tratamento recomendado é penicilina G procaína, via intramuscular, por 10 dias. No caso apresentado: leucocitose é achado laboratorial alterado, sustentando a escolha da alternativa A.

Trecho das diretrizes: “[…] o tratamento deverá ser feito com penicilina cristalina na dose de 100.000U/kg/dia, IV, por 7 a 10 dias; ou penicilina G procaína, 50.000U/kg, IM, por 10 dias.”

Análise das alternativas incorretas:

B) Benzatina intramuscular dose única: Reservada a recém-nascidos completamente assintomáticos, com mãe adequadamente tratada e exames do RN normais. Não indicado diante do achado de leucocitose e tratamento materno inadequado.

C) Cristalina endovenosa dose única: O esquema com penicilina G cristalina consiste em várias doses diárias IV por 10 dias; não existe regime de dose única para sífilis congênita.

D) Fexometil via oral por 10 dias: Não existe antibioticoterapia oral recomendada para sífilis congênita. Penicilinas são as únicas opções eficazes e validadas.

E) Benzatina endovenosa a cada 21 dias: Além de não ser administrada por via EV, esse esquema não trata sífilis congênita e foge totalmente dos protocolos nacionais e internacionais.

Estratégias para provas: Cuidado com pegadinhas envolvendo formulações ou vias erradas de administração de penicilinas, bem como esquemas não preconizados em neonatologia. Reforce que alterações mínimas tornam o tratamento com esquema ampliado obrigatório, principalmente se histórico materno inadequado.

Referências confiáveis: Manual do Ministério da Saúde (Diretrizes para o Controle da Sífilis Congênita), UpToDate e CDC reforçam a escolha da penicilina G procaína IM por 10 dias neste cenário.

Resumo final: Diante de mãe inadequadamente tratada e RN com alteração laboratorial, o tratamento correto é procaína intramuscular por 10 dias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o tratamento de um recém-nascido com sífilis congênita, suspeitada devido à história materna de VDRL positivo e ao VDRL positivo da criança no primeiro dia de vida. A sífilis congênita pode ser fatal ou causar complicações graves e permanentes, por isso, o tratamento adequado é essencial. A resposta correta é a alternativa A: Procaína intramuscular por 10 dias. A penicilina procaína é o tratamento de escolha para a sífilis congênita, dado intramuscularmente uma vez ao dia durante 10 dias. Embora a mãe tenha sido tratada com penicilina benzatina, esse tratamento pode não ter tido tempo suficiente para tratar completamente a infecção antes do nascimento, e uma única dose não é suficiente para tratar a sífilis congênita. A penicilina cristalina, por outro lado, é administrada por via endovenosa e é geralmente reservada para pacientes com neurosífilis. A penicilina fexometil é uma forma oral de penicilina que não é eficaz no tratamento de sífilis congênita. Finalmente, a penicilina benzatina por via endovenosa a cada 21 dias não é um protocolo de tratamento reconhecido para a sífilis congênita.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo