Recém-nascido a termo apresentou sopro cardíaco e cianose du...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235523 Medicina
Recém-nascido a termo apresentou sopro cardíaco e cianose durante primeira avaliação médica. O teste do coraçãozinho detectou saturação de oxigênio de 90%. Radiografia de tórax evidenciou aumento de ventrículo direito e redução da vascularização pulmonar. Qual cardiopatia congênita é compatível com o quadro? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: A questão aborda o diagnóstico de cardiopatia congênita cianótica em recém-nascido, com base em manifestações clínicas e achados radiológicos, destacando a importância do raciocínio clínico pediátrico.

Justificativa da alternativa correta (D – Tetralogia de Fallot):
O quadro de cianose neonatal, sopro cardíaco e saturação de O2 reduzida (< 95%) são indicativos de cardiopatia congênita crítica. O diagnóstico se fortalece com a radiografia mostrando aumento do ventrículo direito (hipertrofia por sobrecarga) e redução da vascularização pulmonar (fluxo pulmonar diminuído). A Tetralogia de Fallot reúne esses achados, sendo composta por: estenose pulmonar, comunicação interventricular, aorta sobre a CIV e hipertrofia do VD.
Segundo o Guia Prático do Ministério da Saúde: “Teste do coraçãozinho [...] deve ser realizado em todo recém-nascido [...], com o objetivo de detectar cardiopatias críticas dependentes do canal arterial.” (Seção: Diagnóstico de cardiopatias congênitas).

Análise das alternativas incorretas:

A) Comunicação interventricular (CIV): Geralmente não cursa com cianose logo ao nascimento; costuma apresentar sopro e aumento da vascularização pulmonar, e não diminuição.
B) Defeito do septo atrioventricular: Semelhante à CIV, geralmente ocorre hiperfluxo pulmonar e insuficiência cardíaca, mas pouca cianose inicial.
C) Persistência do canal arterial: Típico hiperfluxo pulmonar, sem aumento do ventrículo direito ou diminuição da vascularização; cursa com sopro contínuo e pode evoluir para cianose tardia apenas no caso de síndrome de Eisenmenger.
E) Estenose aórtica: Não causa cianose e o aumento de cavidade geralmente é ventricular esquerdo; manifestações principais envolvem sopro sistólico e sinais de baixo débito.

Dica de prova: Atenção ao termo redução da vascularização pulmonar: caracteriza diminuição do fluxo pulmonar — achado clássico de Tetralogia de Fallot. Nas demais cardiopatias, é comum encontrar aumento da vascularização.

Referências científicas e diretrizes:
Manual MSD: “Radiografia revela coração em forma de bota [...], acentuada diminuição da trama vascular pulmonar.”
Guia prático – Ministério da Saúde (Seção: Diagnóstico das cardiopatias congênitas)

Resumo prático: Diante de cianose, redução de saturação e hipofluxo pulmonar, lembre-se da Tetralogia de Fallot!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão descreve um cenário clínico que é característico da Tetralogia de Fallot, que é a resposta correta (D). Este é um tipo de cardiopatia congênita cianótica que envolve quatro defeitos cardíacos: estenose pulmonar, defeito do septo ventricular, hipertrofia do ventrículo direito e aorta dextra (aorta deslocada para a direita). Esses defeitos resultam em baixa oxigenação sanguínea, levando à cianose, que é o tom azulado ou arroxeado da pele devido à falta de oxigênio. O sopro cardíaco e a saturação de oxigênio de 90% também são indicativos da condição. Além disso, a radiografia de tórax revelando aumento do ventrículo direito e redução da vascularização pulmonar é consistente com a Tetralogia de Fallot. As outras opções listadas são tipos diferentes de cardiopatias congênitas que apresentam características e sintomas diferentes daqueles descritos na questão. Por exemplo, a Comunicação interventricular (A) e o Defeito do septo atrioventricular (B) normalmente não levam a cianose. A Persistência do canal arterial (C) pode levar à cianose, mas é geralmente acompanhada por um murmurio contínuo e não por um aumento do ventrículo direito. A Estenose aórtica (E) pode causar insuficiência cardíaca, mas não é tipicamente acompanhada de cianose.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo