As competências constitucionais do Tribunal de Contas da Uni...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário da Questão – Tribunal de Contas da União e suas competências constitucionais
Interpretação do enunciado: A questão trata das atribuições do TCU no âmbito do controle externo da Administração Pública, conforme previsto na Constituição Federal, buscando identificar uma competência que não pertence ao TCU.
Base legal: A resposta está fundamentada no Art. 71 da Constituição Federal: “O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: ...”
Jurisprudência: O STF (ADI 1923) confirmou que o TCU não possui competência para autorizar créditos especiais; esta função é exclusiva do Poder Legislativo.
Doutrina: José Afonso da Silva destaca que “as atribuições do TCU não incluem a autorização de abertura de créditos orçamentários, prerrogativa do Legislativo”.
Exemplo prático: Caso um órgão federal necessite abrir crédito especial para despesas imprevistas, apenas o Congresso Nacional poderá autorizar, nunca o TCU.
Justificativa da Alternativa Correta – Letra A
Autorizar a abertura de créditos especiais ao orçamento é competência privativa do Poder Legislativo e não do TCU. O TCU somente fiscaliza e emite pareceres, mas não delibera sobre alterações orçamentárias.
Análise das Alternativas Incorretas:
B) Apreciar as contas do Presidente da República, mediante parecer prévio – Correto, conforme art. 71, I da CF.
C) Representar ao poder competente sobre irregularidades ou abusos – Correto, art. 71, XIII da CF.
D) Analisar a legalidade dos atos de admissão de pessoal na administração direta e indireta – Correto, art. 71, III da CF.
Pegadinhas e Estratégias: Uma pegadinha clássica é confundir fiscalização com deliberação ou autorização. TCU não autoriza, apenas controle e auxilia o Congresso.
Dica: Em provas para Contador, atenção aos verbos: autorizar, julgar, apreciar, fiscalizar. Só o Legislativo autoriza créditos orçamentários!
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Opção A
Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;
III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório;
XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados.
Resolução:
Resposta: alternativa A
Em verdade, a competência de "Autorizar a abertura de créditos especiais ao orçamento" é legislativa, e não do TCU.
Fundamento: Art. 167, V, CF/88
A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Constitucional e o capítulo referente ao Tribunal de Contas da União (TCU).
Ressalta-se que a questão deseja saber a exceção, ou seja, a alternativa incorreta na qual não consta uma competência do TCU.
Dispõe o artigo 71, da Constituição Federal, o seguinte:
"Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:
I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;
(...)
III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório;
(...)
XI - representar ao Poder competente sobre irregularidades ou abusos apurados."
Analisando as alternativas
Considerando o que foi explanado, percebe-se que a única alternativa a qual se encontra incorreta, ou seja, a que não consta uma competência do TCU é a letra "a".
Gabarito: letra "a".
O enunciado da questão está errado, as competências do TCU estão listadas a partir do art. 70 na CF; o art. 59 trata das disposições gerais do processo legislativo.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo