Leia o episódio a seguir. “Em meados de 1697, chegou a Salv...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3503379 História
Leia o episódio a seguir.

“Em meados de 1697, chegou a Salvador a notícia de que fora encontrado um ouro escuro e meio fosco misturado ao cascalho do córrego que havia no fundo de um vale coberto de mata úmida, varrido por finas rajadas de vento e cercado pela sequência de picos altíssimos que formam o maciço do Espinhaço: o córrego do Tripuí, cujo nome, de origem indígena, significa propriamente ‘água de fundo sujo’.”

SCHWARCZ, Lilia M. e STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. 2.ed. São Paulo: Companhia das letras, 2018. P. 109.

Esse episódio alude ao contexto da história colonial brasileira e está relacionado com
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C

Tema central: A questão aborda o descobrimento do ouro em Minas Gerais, marco fundamental da história colonial do Brasil. Esse evento desencadeou importantes transformações econômicas, sociais e geográficas no território colonial, especialmente entre o final do século XVII e o início do XVIII.

Resumo teórico: No fim do século XVII, a notícia da existência de ouro na região do maciço do Espinhaço impulsionou milhares de pessoas a se deslocarem para o interior do Brasil. Essa busca por metais preciosos, liderada inicialmente por paulistas (bandeirantes), provocou o deslocamento do eixo econômico do Nordeste açucareiro para o Sudeste minerador. Como destaca Lilia Schwarcz em Brasil: uma biografia, a mineração reconfigurou a sociedade colonial, alterando rotas comerciais, urbanização e até o controle político-administrativo da colônia.

Justificativa da alternativa C: A opção C é a correta porque descreve precisamente o impacto da mineração: as incursões ao interior em busca de metais preciosos provocaram o deslocamento do eixo econômico da colônia. Ou seja, a riqueza e o desenvolvimento passaram a se concentrar nas regiões auríferas, principalmente Minas Gerais, alterando profundamente a economia e a sociedade brasileira.

Análise das alternativas incorretas:

A – Embora a estagnação da produção açucareira tenha ocorrido, a alternativa exagera ao afirmar que a Metrópole fomentou diretamente a busca pelo ouro. Na prática, foram os próprios colonos que buscaram alternativas, sendo a Coroa portuguesa beneficiária, mas não promotora inicial do movimento.

B – Errada ao afirmar que a sociedade mineradora se desenvolveu “apartada do monopólio exportador português”. Na verdade, a Coroa exerceu forte controle sobre a mineração, criando mecanismos fiscais rigorosos como o quinto (cobrança de 20% do ouro extraído).

D – Traz um erro sobre as expedições: bandeiras e entradas não eram “expedições costeiras”, mas sim incursões ao interior. Além disso, nem todas visavam ouro; muitas buscavam indígenas para escravização.

Dica de interpretação: Procure sempre identificar palavras-chave no texto (como “ouro”, “interior”, “disputa pelo eixo econômico”) e elimine alternativas com informações exageradas ou imprecisas. Atenção para detalhes como localização, agentes históricos e consequências dos eventos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo