“O caráter popular da arte não depende do consumo e sim da a...
Fonte: LIMA, SilviaAlmeida de Oliveira Cunha (Coord.).Artesanato eArte Popular na Paraíba: Catálogo do artesanato paraibano. 1. ed. João Pessoa: Fundação Casa de JoséAmérico/Gráfica Liceu, 2007.
A partir desse pensamento, analise as seguintes afirmações.
I- Uma obra erudita pode se transformar em arte popular, desde que apresente elementos regionais e de fácil compreensão do povo, a exemplo do que se pode observar em objetos de cerâmica e nos objetos decorativos cuja coletividade determina a sua funcionalidade (a exemplo de obras como ex-votos, talhas, bonecos, santos, gravuras e xilogravuras etc.).
II- Atualmente, surge uma tendência para aceitar a arte popular como parte integrante do conjunto das artes sem distinções com a erudita. Daí advém a atuação de artistas tidos como contemporâneos atuando e aceitos como artesãos, quando suas obras, muitas vezes, reproduzidas em série, incorporam-se ao artesanato local.
III- As peças do artesanato e da arte popular paraibana não apresentam grande relevância no cenário regional e nacional.
IV- O artesão e o artista têm formas diferentes de concepção, produção, divulgação e interpretação de suas obras. Por isso, não há diálogo entre eles.
V- O reconhecimento do artesão e do artista popular depende da validação de mecenas e galeristas de arte e da história da arte.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C - I e II
Vamos analisar a questão com mais profundidade, focando nos conceitos de arte popular e arte erudita. A questão trata da interação entre esses dois tipos de arte, como discutido por Mário de Andrade, um importante intelectual brasileiro.
A arte popular é frequentemente associada a produções culturais que emergem das tradições e práticas de comunidades locais, enquanto a arte erudita é comumente vista como mais institucional e formal. É importante notar como esses limites vêm sendo desafiados e ressignificados ao longo do tempo.
**Análise das afirmações:**
Afirmação I: "Uma obra erudita pode se transformar em arte popular, desde que apresente elementos regionais e de fácil compreensão do povo." Esta afirmação é correta porque uma obra pode adquirir características de arte popular ao incorporar elementos culturais regionais acessíveis. Isso está de acordo com o equilíbrio mencionado por Mário de Andrade entre o erudito e o popular.
Afirmação II: "Atualmente, surge uma tendência para aceitar a arte popular como parte integrante do conjunto das artes sem distinções com a erudita." Esta afirmação também é correta, pois reflete uma tendência contemporânea de reconhecer o valor e a importância da arte popular ao lado da arte erudita. Isso é visível na atuação de artistas contemporâneos que trabalham com elementos de artesanato.
Análise das alternativas incorretas:
Afirmação III: A afirmação de que as peças de artesanato e arte popular paraibana não têm relevância é incorreta. O artesanato paraibano é reconhecido nacionalmente e tem grande importância cultural.
Afirmação IV: A ideia de que não há diálogo entre artesãos e artistas é imprecisa. Embora os processos de criação possam variar, há um crescente intercâmbio e reconhecimento mútuo entre esses grupos.
Afirmação V: Esta afirmação é falha, pois o reconhecimento do artesão e do artista popular não depende exclusivamente de mecenas ou galeristas. A valorização pode vir por meio de diversos canais, incluindo o reconhecimento popular e acadêmico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo