A respeito de análise de faltas em sistemas de energia elétr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3105785 Engenharia Elétrica

A respeito de análise de faltas em sistemas de energia elétrica, julgue o seguinte item.


No caso de uma falta fase-terra em um ponto do sistema elétrico, o cálculo das grandezas de interesse deve ser feito com a utilização do equivalente do circuito de sequência positiva em série com o equivalente do circuito de sequência negativa, ficando o circuito de sequência zero sem conexão com os demais.


Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado.

Em um sistema elétrico, durante uma falta fase-terra, os circuitos de sequência positiva, negativa e zero estão interligados. Nesse tipo de falta, é essencial considerar as contribuições de todas as sequências (positiva, negativa e zero) para determinar as grandezas de interesse, como correntes e tensões.

O circuito de sequência zero está conectado aos demais, pois ele representa a componente das correntes que flui pelo neutro ou pela terra. Desconsiderar essa interligação levaria a resultados incorretos no cálculo das grandezas elétricas.

A corrente nas fases sãs (b e c) é zero: Ib = 0 e Ic = 0.

A tensão na fase em falta ('a') é igual à queda de tensão na impedância de falta (Zf). Se for uma falta sólida, Zf = 0 e, portanto, Va = 0.

Aplicando o Teorema de Fortescue a essas condições, chega-se à seguinte conclusão fundamental para uma falta fase-terra:

As correntes de sequência positiva (I₁), negativa (I₂) e zero (I₀) são iguais:

I₁ = I₂ = I₀

Para que três correntes sejam iguais em um circuito elétrico, os elementos que as produzem devem estar conectados em série.

Portanto, o modelo correto para o cálculo de uma falta fase-terra é a conexão em série dos três circuitos equivalentes de sequência:

  • Circuito de Sequência Positiva
  • Circuito de Sequência Negativa
  • Circuito de Sequência Zero

O circuito de sequência zero é essencial para a análise de faltas que envolvem a terra, pois ele representa o caminho de retorno da corrente de falta pelo neutro e/ou pela terra. Deixar o circuito de sequência zero desconectado, como sugere o item, implicaria que não há corrente de sequência zero, o que contradiz a própria natureza de uma falta para a terra.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo