Com relação à formação do período: “Se fossem bons meninos, ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3946967 Português
A charge exposta na sequência apresenta o diálogo entre dois cidadãos que avaliam uma notícia televisiva sobre fraudes no INSS. Após a análise dos recursos linguísticos utilizados nas falas de cada personagem, responda à questão.


TEXTO V




Diálogo .


Personagem 1: - Agora todo mundo diz que é bom menino.

Personagem 2: - Se fossem bons meninos, minha aposentadoria não viria com tantos descontos, e eu não teria que fazer este bico pra complementar a renda!

Com relação à formação do período: “Se fossem bons meninos, minha aposentadoria não viria com tantos descontos, e eu não teria que fazer este bico pra complementar a renda!", é CORRETO afirmar que se trata de:


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

esse gabarito tá errado, não?

  1. “Se fossem bons meninos”
  2. → oração subordinada adverbial condicional (introduzida por se).
  3. “pra complementar a renda”
  4. → oração subordinada adverbial final, reduzida de infinitivo (para complementar a renda).

✅ Portanto, há duas orações subordinadas adverbiais.

  1. “minha aposentadoria não viria com tantos descontos”
  2. “e eu não teria que fazer este bico”

Essas duas orações:

  • são independentes sintaticamente;
  • estão ligadas pela conjunção “e”, que indica coordenação sindética aditiva.

✅ Logo, há duas estruturas coordenadas.

O período apresenta:

  • subordinação (duas orações adverbiais);
  • coordenação (duas orações ligadas por “e”).

Isso caracteriza um período misto.

B

✔️ É a única alternativa que descreve corretamente a estrutura do período

Pessoal, boa tarde.

Sei que esse espaço não é pra isso, mas como não consegui falar com ninguém do QC que pudesse resolver meu problema, vou tentar por aqui.

Peço a ajuda dos(as) colegas aqui para me orientar sobre o que devo fazer para cancelar minha assinatura.

Fiz uma assinatura ano passado, usando cartão de crédito. Mas quando terminou o prazo, o QC renovou automaticamente. Cancelei, mas o QC renovou mais uma vez.

Agradeço pela ajuda que puderem me dar.

E peço encarecidamente que, se alguém do QC ler esse comentário, mantenha contato comigo para resolver esse problema, tanto para cancelar as assinaturas indesejadas, quanto para me ressarcir.

Nunca tinha ouvido falar de período misto kkkkkkkk

Olha que sou professora de português.

que difícil :(

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo