Sobre medições de vazões com ADCP em seção com fundo móvel, ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - Ocorrem erros quando os sedimentos carreados junto ao fundo são lidos pelo equipamento como se fossem o leito, induzindo, assim, a um erro na velocidade do barco.
Vamos entender o tema central da questão: medições de vazões com ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler) em seções com fundo móvel. Esse é um tópico relevante em Recursos Hídricos, pois envolve a medição precisa de vazão em cursos d'água onde o leito pode se mover devido a sedimentos. Este é um cenário comum em rios, onde o fundo se altera com o tempo devido ao transporte de sedimentos.
O ADCP é um instrumento que utiliza o efeito Doppler para medir a velocidade da água em diferentes profundidades. No entanto, em áreas com fundo móvel, os sedimentos podem ser confundidos com o fundo real, afetando as medições.
Justificativa da Alternativa Correta (D): Essa alternativa está correta porque o ADCP, ao detectar sedimentos em movimento no fundo, pode interpretá-los erroneamente como sendo o leito do rio. Isso influencia a determinação da velocidade do barco, pois o equipamento ajusta suas leituras com base na profundidade e velocidade do leito aparente. Esse tipo de erro é conhecido e deve ser considerado ao analisar os dados obtidos.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Quando se mede vazão sem levar em consideração o aspecto "fundo móvel", obtém-se uma curva-chave superdimensionada. Esta afirmação está incorreta porque uma curva-chave superdimensionada não é a consequência direta de ignorar o fundo móvel. A curva-chave depende da relação entre a profundidade e a vazão, e um fundo móvel afeta a precisão das medições, mas não necessariamente a superdimensiona.
B - A medição de vazão com ADCP em seção de fundo móvel deve contar com apoio de medição com molinete. Essa alternativa não é necessariamente correta, pois o uso do molinete não corrige os erros introduzidos por sedimentos móveis. O molinete é um método alternativo de medição, mas não aborda diretamente a questão dos erros causados pelo fundo móvel.
C - Para verificar se há fundo móvel, há a necessidade de realização de mergulho pela equipe de campo. Esta afirmação é incorreta, pois existem métodos menos intrusivos para verificar o fundo móvel, como o uso de perfis de sonar específicos ou simplesmente analisando dados de sedimentos em suspensão.
E - Uma das grandes vantagens de se medir vazão utilizando-se ADCP é que o próprio equipamento já realiza as correções necessárias. Esta afirmação está incorreta. Embora o ADCP tenha capacidades automáticas de correção para muitos fatores, ele não resolve automaticamente o problema da interpretação errônea de sedimentos como fundo fixo.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) medições de vazão realizadas com ADP podem estar sujeitas ao Efeito Fundo Móvel (EFM), fornecendo resultados subestimados da disponibilidade hídrica local (vazão).
B) Em caso de seção de fundo móvel, deve-se contar com o apoio de GPS Diferencial e de um Sistema de Correção em Tempo Real, acoplado aos ADCP's.
C) A verificação da EFM é realizada com amostragens de velocidade com o barco parado/ancorado, por no mínimo 5 minutos. Caso seja verificado valores elevados para o deslocamento do barco, o EFM é confirmado.
D) CORRETA - a ocorrência de transporte de sedimentos de fundo interfere na resposta (eco) do pulso acústico emitido para o leito e consequentemente na velocidade medida.
E) Como visto na alternativa B, há necessidade de equipamentos complementares para a correção do EFM.
Fonte: http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/bitstream/doc/15709/1/DefesaMiguel_RevisaoBanca.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo