Sobre a Teoria Clássica da Administração, é CORRETO afirmar...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A distinção entre Teoria Clássica, Administração Científica e abordagem sistêmica era o ponto decisivo: a alternativa correta precisava identificar a característica própria da Teoria Clássica sem confundi-la com sistema aberto ou ênfase nas tarefas.
- Teoria Clássica = estrutura organizacional; Administração Científica = tarefas; abordagem sistêmica = sistema aberto.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Teoria da administração clássica - sistema mecanicista, forte centralização e hierarquização.
Administração Científica:
- Taylor;
- Foco nas tarefas;
- descentralizaçãodo comando;
Teorias Clássica:
- Fayol;
- foco na estrutura;
- centralização do comando;
4. "Teoria da máquina"
A Teoria Clássica recebe a denominação de teoria da máquina pelo fato de considerar a organização sob o prisma do comportamento mecânico de uma máquina: a determinadas ações ou causas decorrem determinados efeitos ou conseqüências dentro de uma correlação determinística. A organização deve ser arranjada tal como uma máquina.
7. Conclusão
Apesar de todas as críticas, a Teoria Clássica é ainda a abordagem mais utilizada para os iniciantes em Administração, pois permite uma visão simples e ordenada.
FONTE: Teoria Geral da Administração - IDALBERTO CHIAVENATO
OBS: Pessoal, o livro do Chiavenato é muito bom e pode ser baixado gratuitamente na Internet!
Teoria Classica:
- Foco na organização formal
- Teoria da máquina
- Ênfase na estrutura organizacional
- Unidade de comando (ou direção), apenas 1 supervisor.
- Abordagem sintética e de sistema fechado.
A estrutura do farol do classic
Fayol . T. classica / foco na estrutura
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo