Sobre a Teoria Clássica da Administração, é CORRETO afirmar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3912351 Administração Geral
Sobre a Teoria Clássica da Administração, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: B

Fundamento decisivo: A distinção entre Teoria Clássica, Administração Científica e abordagem sistêmica era o ponto decisivo: a alternativa correta precisava identificar a característica própria da Teoria Clássica sem confundi-la com sistema aberto ou ênfase nas tarefas.

Tema central: Teoria Clássica
Análise das alternativas
A
Errada
Incorreta porque definir a organização como sistema aberto, flexível e conectada aos ambientes interno e externo é traço da abordagem sistêmica. Esse enquadramento não corresponde à Teoria Clássica.
B
Certa
A alternativa B está certa porque a Teoria Clássica trabalha com uma visão mecanicista da organização, centrada na estrutura organizacional. Por isso, ela é associada à chamada teoria da máquina.
C
Errada
Incorreta porque faz uma afirmação absoluta de desuso atual, e a base indica que isso não se sustenta. Elementos clássicos continuam presentes em estruturas e rotinas administrativas.
D
Errada
Incorreta porque a ênfase nas tarefas realizadas pelos trabalhadores é característica da Administração Científica. Na Teoria Clássica, o foco está na estrutura organizacional e nas funções administrativas.
Pegadinha da questão
Confundir a Teoria Clássica com a abordagem sistêmica ou com a Administração Científica, especialmente ao atribuir sistema aberto ou ênfase nas tarefas à teoria de Fayol.
Dica para questões semelhantes
  • Teoria Clássica = estrutura organizacional; Administração Científica = tarefas; abordagem sistêmica = sistema aberto.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Teoria da administração clássica - sistema mecanicista, forte centralização e hierarquização.

Administração Científica:

- Taylor;

- Foco nas tarefas;

- descentralizaçãodo comando;

Teorias Clássica:

- Fayol;

- foco na estrutura;

- centralização do comando;

4. "Teoria da máquina"

A Teoria Clássica recebe a denominação de teoria da máquina pelo fato de considerar a organização sob o prisma do comportamento mecânico de uma máquina: a determinadas ações ou causas decorrem determinados efeitos ou conseqüências dentro de uma correlação determinística. A organização deve ser arranjada tal como uma máquina.

7. Conclusão

Apesar de todas as críticas, a Teoria Clássica é ainda a abordagem mais utilizada para os iniciantes em Administração, pois permite uma visão simples e ordenada.

FONTE: Teoria Geral da Administração - IDALBERTO CHIAVENATO

OBS: Pessoal, o livro do Chiavenato é muito bom e pode ser baixado gratuitamente na Internet!

Teoria Classica:

  • Foco na organização formal
  • Teoria da máquina
  • Ênfase na estrutura organizacional
  • Unidade de comando (ou direção), apenas 1 supervisor.
  • Abordagem sintética e de sistema fechado.

A estrutura do farol do classic

Fayol . T. classica / foco na estrutura

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo