O autor em sua estratégia argumentativa utiliza-se de:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q370087 Português

Com base no trecho do artigo de Gustavo Loschpe, publicado na Revista Veja, edição 2352, de 18 de dezembro de 2013, abaixo, responda à questão:


“O melhor candidato para formar o brasileiro é o sistema educacional. Porque é nele que crianças e jovens passam boa parte de seu tempo, é nele que são socializados, é nele que aprendem sobre atos virtuosos de grandes homens e mulheres (e também sobre os nefastos) e nele estão em ambiente hierárquico e regrado, onde há figuras de autoridade capazes de punir desvios de conduta.
Se um marciano chegasse ao nosso país e acompanhasse nossas discussões educacionais, acreditaria que somos o país cujo sistema educacional oferece a melhor formação ética da galáxia. O assunto é infinitamente discutido e priorizado, a ponto de uma pesquisa da Unesco, que traça o perfil do professorado brasileiro, mostrar que para 72% de nossos mestres a finalidade mais importante da educação deveria ser “formar cidadãos conscientes” – só 9%, por contraste, falam em “proporcionar conhecimentos básicos”. Sabemos que esta missão não está sendo cumprida. Principalmente porque um sistema educacional não tem esse poder – a pregação de um professor não vai reverter os efeitos de uma sociedade permissiva e de um Judiciário ineficaz. Mas também porque a prática de nossas escolas é o oposto de sua pregação.
A escola brasileira é antiética. Em geral, há desprezo pelos alunos e seus esforços. Os professores faltam ao trabalho uma enormidade. Fazem greve de meses, com motivações muitas vezes políticas, prejudicando gravemente o andamento dos estudos. Mesmo quando há aula, o tempo é desperdiçado. Uma pesquisa do ano passado do Banco Mundial mostrou só 64% do tempo previsto de aula é gasto com tarefas de ensino – um terço dele é perdido em outras atividades ou sem atividade alguma.
Mesmo no tempo de aula, o despreparo docente é aparente. As aulas são chatérrimas; boa parte do tempo é devotada a copiar matéria do quadro negro – o que pode ser um ótimo exercício de caligrafia e uma maneira de um professor despreparado preencher os cinquenta minutos de aula, mas não tem nada a ver com educação.
Finalmente, quando todo esse processo é avaliado, as fraudes são constantes: não me recordo de uma única prova em toda minha vida de estudante em que não houvesse cola.”

O autor em sua estratégia argumentativa utiliza-se de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Trata-se de interpretação de texto, com foco na identificação de estratégias argumentativas em textos dissertativos. O candidato deve saber diferenciar dados estatísticos de outras técnicas como fatos históricos, comparação, testemunho de autoridade e pergunta retórica, conforme a norma-padrão da Língua Portuguesa e manuais de referência.

Justificativa da alternativa correta – C) Dados estatísticos

Podemos afirmar, com base na leitura atenta do trecho, que o autor emprega dados estatísticos como principal recurso argumentativo. Observe o seguinte fragmento:

“... uma pesquisa da Unesco, que traça o perfil do professorado brasileiro, mostrar que para 72% de nossos mestres a finalidade mais importante da educação deveria ser ‘formar cidadãos conscientes’ – só 9%, por contraste, falam em ‘proporcionar conhecimentos básicos’.”

O uso de porcentagens exatas representa dado estatístico. Conforme explica Fiorin, em sua obra Para entender o texto, estatísticas reforçam a validade do argumento, conferindo-lhe base concreta e, portanto, mais difícil de ser questionada.

Análise das alternativas incorretas

A) Fato histórico: Seria correto se o texto trouxesse eventos passados como exemplo, o que não ocorre aqui.

B) Comparação: O texto até apresenta contraste de ideias, mas não há comparação formal ou analogia estruturada entre dois objetos ou situações.

D) Testemunho de autoridade: Não há citação de especialistas ou autoridades. A pesquisa é citada apenas como fonte estatística, não como opinião qualificada de alguém.

E) Pergunta retórica: Não há questões formuladas para provocar reflexão, sem intenção de resposta. Ou seja, essa estratégia não aparece.

Dica de prova: Em questões assim, busque números, dados percentuais ou referências claras a pesquisas: normalmente, isso sinaliza o uso de dados estatísticos.

Como fundamentam gramáticas de referência, como a de Bechara, interpretar estratégias argumentativas supõe reconhecer recursos linguísticos que sustentam a tese do autor. Reforçando: dados estatísticos são índices numéricos objetivos apresentados no texto.

Resumo: A alternativa correta é C) Dados estatísticos, pois o texto apresenta percentuais retirados de pesquisa, recurso típico da argumentação fundamentada em dados concretos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

c) Dados estatísticos. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo