São boas práticas para o descarte de material biológico e m...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central da questão: A questão aborda práticas corretas de descarte de material biológico e perfurocortante em laboratórios. Esse é um tópico crucial em biossegurança, pois o manejo inadequado desses materiais pode causar acidentes e contaminações. É fundamental o conhecimento das normas para garantir um ambiente laboral seguro.
Resumo teórico: Em laboratórios, o descarte seguro de materiais biológicos e perfurocortantes é fundamental. De acordo com as normas de biossegurança, como a RDC 222/2018 da ANVISA, resíduos de serviços de saúde (RSS) devem ser segregados, acondicionados e descartados corretamente para prevenir riscos. Materiais perfurocortantes, por exemplo, devem ser descartados em recipientes rígidos e específicos.
Alternativa correta:
D - Os utensílios que tiverem entrado em contato direto com o material biológico a ser descartado deverão ser eliminados permanentemente.
A alternativa D está incorreta porque nem todos os utensílios que entram em contato com material biológico precisam ser descartados permanentemente. Muitas vezes, esses utensílios são esterilizados para reutilização. A eliminação permanente se aplica mais adequadamente a materiais que não podem ser desinfetados ou que apresentam risco significativo de contaminação.
Análise das alternativas incorretas:
A - Lixo contaminado deve ser embalado em sacos plásticos para o lixo tipo 1 (branco) totalmente fechados, de forma a não permitir o derramamento de seu conteúdo. Está correta, pois o uso de sacos brancos para resíduos biológicos é uma prática padrão, garantindo a segregação e evitando vazamentos.
B - Devem ser descartados em recipientes de paredes rígidas com tampa e resistentes à autoclavagem. Correto, pois materiais perfurocortantes precisam de recipientes rígidos que evitem acidentes e permitam tratamento térmico adequado.
C - A agulha não deve ser retirada da seringa após o uso. Correto, pois a não remoção da agulha minimiza riscos de acidentes perfurocortantes.
E - Não quebrar, entortar ou recapear as agulhas. Correto, essas práticas são evitadas para minimizar riscos de contaminação e acidentes.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo