🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

João, servidor do Ministério Público do Estado de Go...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q402960 Legislação do Ministério Público
João, servidor do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), lotado na 3a Promotoria de Justiça da comarca de Senador Canedo, após o processo disciplinar que lhe foi dirigido, teve a sanção de repreensão no seu relatório final. Considerando-se esse caso hipotético, os agentes públicos competentes do MP-GO, para instaurar o referido procedimento administrativo disciplinar e para aplicar-lhe a sanção administrativa, são, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão proposta, precisamos entender como funciona a instauração de procedimentos disciplinares e a aplicação de sanções no âmbito do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO).

De acordo com a legislação do MP-GO, a competência para instaurar um procedimento administrativo disciplinar geralmente é atribuída ao corregedor-geral do Ministério Público. Já a aplicação de sanções pode envolver tanto o corregedor-geral quanto o procurador-geral de Justiça, dependendo da gravidade da sanção e da hierarquia do servidor.

Vamos analisar as alternativas oferecidas:

A - O promotor de Justiça da 3ª Promotoria da referida comarca e o coordenador das Promotorias de Justiça da comarca de Senador Canedo.
Essa alternativa está incorreta, pois o promotor de Justiça de uma comarca não possui competência para instaurar ou aplicar sanções em processos disciplinares de servidores. Essa atribuição cabe a instâncias hierárquicas superiores.

B - A sua chefia imediata, do quadro de servidores do MP-GO e o promotor de Justiça da 3ª Promotoria da referida comarca.
Alternativa incorreta por dois motivos: a chefia imediata não é responsável por instaurar procedimentos disciplinares, e o promotor de Justiça não aplica sanções administrativas a servidores.

C - O promotor de Justiça da 3ª Promotoria da referida comarca e o coordenador das Promotorias de Justiça da comarca de Senador Canedo; este, por delegação do procurador-geral de Justiça.
Novamente, o promotor de Justiça não é o agente competente para iniciar procedimentos disciplinares ou aplicar sanções.

D - Por delegação do procurador-geral de Justiça, o coordenador das Promotorias de Justiça da comarca de Senador Canedo e o corregedor-geral.
Essa é a alternativa correta. O corregedor-geral tem a competência para instaurar procedimentos disciplinares e aplicar sanções, e o coordenador pode atuar por delegação do procurador-geral de Justiça.

E - O corregedor-geral e o procurador-geral de Justiça.
Alternativa incorreta, pois para processos disciplinares de menor gravidade, como uma repreensão, o procedimento não necessariamente envolve diretamente o procurador-geral de Justiça.

Exemplo Prático: Imagine que um servidor do MP comete uma infração leve, como atrasos frequentes. O corregedor-geral, responsável por zelar pela disciplina e ética dos servidores, pode instaurar o procedimento e aplicar uma sanção como a repreensão, dependendo da avaliação do caso.

Por fim, ao enfrentar questões desse tipo, é importante lembrar de associar a hierarquia administrativa e as respectivas competências, conforme estabelecido na legislação específica do MP-GO.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

João, funcionário da 3ª Promotorias de Justiça da comarca de Senador Canedo.

Art. 15 - Ao Procurador-Geral de Justiça compete:
XII - decidir processo administrativo disciplinar, na forma desta Lei, contra membro do MP, aplicando as sanções disciplinares cabíveis;

Art. 28 - São atribuições do Corregedor-Geral do MP:
X - Verificar a obediência dos membros do MP às vedações a eles impostas e fiscalizar o cumprimento de seus deveres e atribuições, devendo, dentro outras medidas que julgas cabíveis:
g) instaurar, de ofício ou por provocação dos demais Órgãos da Adm. Superior do MP, e presidir procedimento adm. disciplinar contra membro da Instituição, encaminhando-o ao Procurador-Geral de Justiçã para decisão.
XIV - aplicar aos servidores do MP as sanções de repreensão e suspensão.

Art. 42 - Nas Comarcas com mais de duas Promotorias de Justiça será escolhido Promotor de Justiça para exercer as funções de Coordenador, competindo-lhe, sem prejuízo de suas atribuições normais:
XX - instaurar e presidir, por delegação do Procurador-Geral de Justiça, Processo Administrativo Disciplinar em desfavor dos funcionários de Promotorias de Justiça.

a) Errada / Errada
b) Errada / Errada
c) Errada / Errada
d) Certo / Certo
e) Errada (Corregedor instaura contra MEMBRO do MP) / Errada (PGJ aplica sanções contra membros)

Qualquer errata, por favor, me avisar.

d) por delegação do procurador-geral de Justiça, o coordenador das Promotorias de Justiça da comarca de Senador Canedo e o corregedor-geral. CORRETO

 

Na conformidade da Lei Orgânica do Ministério Público do Estado de Goiás, observa-se que a competência para instauração do procedimento administrativo disciplinar será do Corregedor-Geral, do Procurador-Geral de Justiça, ou também do Conselho Superior do Ministério Público.

 

FONTE: TECCONCURSOS

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo