Em meados do mês de janeiro, imagens de crianças e
adultos subnutridos indígenas chamaram a atenção.
Embora a situação desses povos já fosse conhecida pelo
governo, as cenas ajudaram a diagnosticar uma crise
sanitária e humanitária na região (TANCREDI, 2023). Ao
encontro disso, em janeiro, o Ministério da Saúde
declarou Emergência em Saúde Pública de Importância
Nacional no território indígena: