🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

Os dados demográficos são necessários para calcular vários i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4071435 Estatística
Os dados demográficos são necessários para calcular vários indicadores de saúde. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. Entre os dados coletados no censo nacional, estão a população total por sexo, idade e grupo étnico; o crescimento da população; a proporção de população urbana e rural e a razão de dependência.

II. Diante das grandes mudanças nos determinantes do padrão demográfico de um país, os métodos existentes são problemáticos, sobretudo quanto às projeções populacionais. Pode-se citar a dificuldade em fazer projeções populacionais adequadas a partir de censos demográficos realizados a cada 10 anos, diante da redução acentuada e acelerada das taxas de fecundidade.

III. Uma limitação do uso de dados dos censos é a possibilidade de haver inexatidão das estimativas sobre a população nos anos censitários.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Fundamento decisivo: A distinção decisiva é entre dado censitário direto e estimativa/projeção intercensitária: a assertiva III erra ao situar a limitação nos anos censitários, quando o problema clássico está nas estimativas para os anos entre censos. Assim, I e II se mantêm corretas e a questão fica com duas assertivas verdadeiras.

Tema central: Dados censitários
Análise das alternativas
A
Errada
Está errada porque exige que a III esteja correta. Não está: a limitação típica não recai sobre os anos censitários, mas sobre as estimativas e projeções intercensitárias.
B
Errada
Está errada porque a II também é correta. A base demográfica muda rapidamente, e isso dificulta projeções populacionais adequadas quando o censo é realizado a cada 10 anos.
C
Certa
A alternativa C está certa porque a assertiva I se sustenta ao tratar de informações levantadas pelo censo e de medidas obtidas com base nessa mesma base populacional, como crescimento populacional e razão de dependência. A assertiva II também se sustenta, pois mudanças rápidas nos determinantes demográficos, especialmente com queda acelerada da fecundidade, tornam mais problemáticas as projeções populacionais feitas entre censos decenais. Já a III erra o alvo da limitação: o problema clássico não está na população do ano censitário, que é justamente a referência produzida pelo censo, mas nas estimativas e projeções para os anos entre censos.
D
Errada
Está errada porque não é possível considerar incorretas as três assertivas. A I se sustenta pelos dados censitários e medidas derivadas dessa base, e a II se sustenta pela dificuldade de projeção diante de mudanças demográficas relevantes.
E
Errada
Está errada por dois motivos concretos: a III não se sustenta e, além disso, I e II se sustentam. Portanto, não há como afirmar que apenas a III está correta.
Pegadinha da questão
A confusão real foi trocar a limitação clássica das estimativas e projeções nos anos intercensitários por uma suposta inexatidão da população nos próprios anos censitários; secundariamente, a I mistura variáveis coletadas diretamente com indicadores derivados da base censitária.
Dica para questões semelhantes
  • Separe dado coletado diretamente pelo censo de indicador calculado a partir da base censitária; ambos podem aparecer juntos na formulação da assertiva.
  • Quando a questão falar em limitação dos censos para indicadores, verifique se ela está apontando o problema nos anos intercensitários e nas projeções ou, impropriamente, no próprio ano do censo.
  • Em itens sobre dinâmica demográfica, mudanças rápidas em fecundidade e outros determinantes tendem a fragilizar projeções feitas com grande intervalo entre censos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo