O Movimento da Reforma Sanitária (MRS) foi um marco para o s...
Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) A reforma sanitária vem do movimento de diferentes atores na sociedade: a categoria médica, as associações médicas, o movimento popular em saúde, os partidos de esquerda, então na clandestinidade, o apoio da Igreja por meio das comunidades eclesiásticas de base e vários parlamentares, que passam a ter significativa atuação no Congresso.
( ) O Sistema Único de Saúde derivado do MRS correspondeu a uma reforma setorial cuja origem não se encontra no Estado nem em governos, mas sim no interior da sociedade civil, a partir de movimentos sociais que combateram o autoritarismo desde os anos 1970, defendendo a democratização da saúde.
( ) No cenário de expansão institucional do SUS, as lutas da Reforma Sanitária se tornaram muito mais variadas e ramificadas no tecido social, sendo natural que as muitas frentes de luta desenvolvessem agendas próprias e se fragmentasse em frentes de resistência no interior do sistema público.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.