O Sistema Estomatognático (SE) é formado por estruturas está...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q4403506 Fonoaudiologia
O Sistema Estomatognático (SE) é formado por estruturas estáticas e dinâmicas que devem estar em equilíbrio para um harmônico funcionamento. São funções do SE: a sucção, a deglutição, a mastigação, a respiração e a fala, que serão aprimoradas após o nascimento. Sobre as funções, assinale as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).
(  ) A respiração é uma função vital feita normalmente por via nasal, permitindo que o ar inspirado, ao passar pelo nariz, seja purificado, filtrado, aquecido e umidificado no trajeto até o esôfago e pulmões.
(  ) A respiração nasal é a mais adequada, promove o aumento da pressão intraoral e, em conjunto com a língua e os lábios, mantém o complexo craniofacial equilibrado e harmônico.
(  ) Com relação à fonação, a articulação dos sons depende da posição e da mobilidade da língua, presença e posição dos dentes (oclusão), mobilidade dos lábios e bochechas e posição da mandíbula, o que promoverá um espaço intraoral adequado para a articulação fonêmica e a ressonância.
(  ) A deglutição é uma ação motora, automática e complexa que pode ser iniciada conscientemente.
(  ) Durante a deglutição, um conjunto de mecanismos motores conduz o conteúdo intraoral diretamente para a traqueia.
A sequência correta, de cima para baixo é
Alternativas