Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por
isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura
que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar
mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer
esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente,
mas nunca por força de imposição.
Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;
outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés.
Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma
caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido.
Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos
um só caminho... o de mais nada fazer.
(Clarice Lispector. Viver em frases. 2012.)
Ao afirmar que “Quando fazemos tudo para que nos amem
e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer
mais nada” (1º§), a autora expressa:
Incorreta. Gabarito oficial da banca:
Treine mais com um simulado focado no seu concurso. Criar simulado
teste
Parabéns! Você acertou!
Está mandando bem! Treine mais em um simulado completo. Criar simulado