O uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
1. Tema central da questão
A questão aborda o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a aplicação das normas de segurança em Estações de Tratamento de Água e Esgoto (ETAE). O objetivo é avaliar o conhecimento do candidato sobre os EPIs necessários para proteção dos trabalhadores diante dos riscos comuns nesses ambientes, conforme exigido pelas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego.
2. Resumo teórico
Segundo a NR-6 e demais normas específicas (como NR-9 e NR-33), o empregador deve fornecer EPIs adequados a cada situação de risco, que incluem luvas, máscaras, botas, protetores faciais, entre outros. Em ETAEs, há riscos como exposição a agentes químicos, partículas em suspensão e vapores tóxicos. A escolha do EPI deve considerar o risco identificado na Análise Preliminar de Riscos (APR) e o tipo de agente a que o trabalhador está exposto.
As máscaras com filtros P2 são recomendadas para proteção respiratória contra partículas e vapores orgânicos, o que é comum na manipulação de produtos químicos voláteis.
3. Justificativa da alternativa correta
A alternativa B está correta porque exige o uso de máscaras respiratórias com filtro P2 em ambientes com partículas em suspensão e vapores orgânicos. Essa conduta está em conformidade com o que determinam as NRs e orientações técnicas, garantindo proteção eficaz para o operador de ETAE (NR-6, NR-9).
4. Análise das alternativas incorretas
- A: Luvas de látex comuns não são adequadas para produtos químicos agressivos. Para cloro e ácido sulfúrico, devem ser usadas luvas específicas resistentes a agentes químicos.
- C: Botas de borracha comum não oferecem proteção suficiente contra produtos corrosivos. É necessário usar botas próprias para ambientes químicos ou corrosivos.
- D: O protetor facial também é necessário no manuseio de líquidos sob pressão e produtos cáusticos, não apenas para partículas sólidas.
- E: O cumprimento das NRs nunca é opcional. A NR-33, por exemplo, é obrigatória em espaços confinados, independentemente da ventilação aparente.
5. Estratégias para interpretação
Fique atento a palavras absolutas como “suficiente”, “todas as situações” ou “opcional”, que geralmente indicam erro. Sempre busque associação direta com normas técnicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo