A função da linguagem predominante no texto é a
Texto 4 para responder às questões de 41 a 55.
1-----------Prezado Ronaldo Fenômeno,
-----------Meu nome é Artur, mas pode me chamar de Pinguim
-----(depois explico). Jogo de centroavante no infantil do São
4---Cristóvão, moro no Rio de Janeiro, tenho 12 anos e sou seu
-----fã.
-----------Meu melhor amigo (nível 1) é o Parede, zagueiro do
7---nosso time. Meu outro melhor amigo (nível 2) se chama seu
-----Almeida, tem 60 anos e é meu vizinho lá na vila.
-----------Pra você ver a coincidência: moro numa casa de vila
10---que fica no bairro de Vila Isabel e ainda por cima morei
-----também na Vila da Penha e na Vila Valqueire antes de vir
-----pra cá. Por causa disso, o nosso técnico lá no São Cristóvão
13---vive dizendo que estou no time errado, devia jogar era no
-----Santos, que tem o campo dele na Vila Belmiro.
-----------Não acho graça nenhuma, sinceramente. Não é por
16---nada, não, só porque a piada é boba mesmo, não tem nada a
-----ver, mas toda vez que ele diz isso eu prefiro dar pelo menos
-----um risinho amarelo, pra ele não me colocar no banco, como
19---já aconteceu.
-----------O nosso técnico gosta de ser chamado de Professor.
-----Não fez faculdade nem nada, acho que ele nem terminou a
22---escola, mas todo técnico agora virou professor, você sabe, e
-----ai de quem chamar o nosso pelo nome de verdade, que eu
-----nem sei qual é, pensando bem.
25-------Sei que não pega bem ficar falando mal de técnico,
-----ainda mais que o nosso deve ganhar uma merreca por mês,
-----coitado, e deve estar ali porque gosta mesmo de futebol e
28---acho até que gosta um pouco da gente também, mas, cá
-----entre nós, técnico assim é duro de aturar, você não acha,
-----Ronaldo?
31-------Eu estava contando dos meus dois melhores amigos.
-----Foi por causa deles que resolvi escrever esta carta e espero
-----que ela chegue sã e salva aí na Espanha e você possa me
34---responder um dia. Só peço que não demore muito porque,
-----enquanto você não me escrever de volta contando a verdade
-----sobre o que vou perguntar, nunca vou poder mostrar pro
37---Parede que ele é um idiota, e eu gostaria muito de dizer isso
-----pra ele.
-----------Foi o Parede quem me sugeriu escrever esta carta e foi
40---o seu Almeida quem reforçou a ideia, lembrando que para
-----ser escritor precisa treinar muito, que nem jogador de
-----futebol, e uma boa forma de treinar pra escritor é escrevendo
43---carta, ele me disse.
-----------O seu Almeida é escritor, Ronaldo, já publicou um
-----montão de livros, mas pelo jeito não venderam muito porque
46---ele não é famoso nem nada e mora lá na casinha dele sem
-----luxo nenhum, vivendo nem sei bem de quê. O seu Almeida
-----sempre desconversa quando pergunto como ele ganha
49---dinheiro. Umas rendas aí, umas rendas aí, ele responde, e eu
-----fico sem entender xongas. Bandido eu sei que ele não é,
-----aposentado também não, pelo menos ele me diz que nunca
52---teve carteira assinada e meu tio Álvaro me disse que sem
-----carteira assinada não tem como se aposentar. Então, eu
54---realmente não sei, é um mistério.
CARNEIRO, Flávio. Prezado Ronaldo.----------------------------------------------------------------------------------
São Paulo: Edições SM, 2. ed., 2017, com adaptações.---------------------------------------------------------------------------------
A função da linguagem predominante no texto é a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Comentário à questão:
Tema central: Interpretação de texto — Funções da linguagem. Trata-se do reconhecimento da finalidade básica da mensagem num texto, avaliando, sobretudo, qual aspecto da comunicação está em destaque (emissor, receptor, código, mensagem, canal ou contexto).
No texto em análise, temos uma carta pessoal escrita por Artur (o emissor) para Ronaldo Fenômeno (o receptor). O texto volta-se largamente para relatos, emoções, opiniões e experiências pessoais do próprio remetente. Isso é comprovado pela recorrência da primeira pessoa do singular e por expressões subjetivas, tais como: “tenho 12 anos e sou seu fã”, “Não acho graça nenhuma, sinceramente”, e “Pode me chamar de Pinguim”.
Justificativa da alternativa correta – B) Emotiva:
Pela norma-padrão e conforme as gramáticas de Bechara e Cunha & Cintra, a função emotiva centra-se no emissor e tem como objetivo expressar sentimentos, emoções ou pontos de vista individuais. Caracteriza-se pelo uso de linguagem subjetiva, frases na primeira pessoa, uso de interjeições e marcas de oralidade. O texto evidencia esse predomínio ao trazer relatos e sentimentos pessoais do narrador, tornando o eu o foco da mensagem.
Análise das alternativas incorretas:
A) Referencial: Visa informar, focando no contexto ou assunto em si, com objetividade—o oposto do que vemos no texto, que é subjetivo e opinativo.
C) Fática: Preocupa-se em estabelecer, manter ou testar o canal de comunicação (“alô”, “está me ouvindo?”). Não é este o propósito do texto.
D) Apelativa: Centrada no receptor e visa convencer, ordenar ou pedir (“faça”, “leia”, verbos no imperativo). Apesar de endereçada ao Ronaldo, a preocupação principal não é influenciá-lo, e sim compartilhar vivências.
E) Poética: Dá destaque à expressão estética da mensagem (forma, beleza do código). No texto não prevalece a preocupação artística, e sim emocional.
Estratégia para provas: Ao identificar relatos pessoais em primeira pessoa e opiniões/emoções, lembre-se: função emotiva. Atenção especial a textos epistolares, desabafos ou diários!
Referências: Bechara (Moderna Gramática Portuguesa); Cunha & Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo).
Gabarito: B
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em uma carta escrita em primeira pessoa, é comum utilizar a figura de linguagem chamada “função emotiva” ou “expressiva”. Essa figura de linguagem se manifesta quando o discurso é realizado na primeira pessoa do singular ou do plural, transmitindo subjetividade e emoção. Além disso, é caracterizada pelo uso frequente de sinais de pontuação como exclamação (!) e reticências (…). Através dessa abordagem, o autor busca envolver e comover os leitores, tornando a mensagem mais pessoal e impactante
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo