Os agentes de combate a endemias devem fazer exames de roti...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta para a questão é a C - Semestral.
Para entender essa questão, precisamos reconhecer a importância dos agentes de combate a endemias e a necessidade de realizar exames de rotina para garantir a saúde e segurança desses profissionais. Esses exames são fundamentais para monitorar a saúde dos agentes, que frequentemente estão expostos a diversas condições ambientais e biológicas em seu trabalho de campo.
A opção C - Semestral é a correta pois os exames de rotina para agentes de combate a endemias devem ocorrer a cada seis meses. Este intervalo é adequado para identificar precocemente qualquer alteração na saúde do trabalhador, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes.
Vamos analisar as outras alternativas:
A - Quadrimestral: Esta periodicidade, que sugere exames a cada quatro meses, é mais frequente do que o necessário, considerando o risco e a exposição típicos das atividades de agentes de endemias. Não é a prática padrão no contexto de saúde pública.
B - Mensal: Embora um controle mensal pudesse ser ainda mais preciso, ele é geralmente desnecessário e oneroso. Exames mensais são recomendados para situações de alto risco ou quando já existe alguma condição de saúde em monitoramento.
D - Anual: Realizar os exames apenas uma vez por ano pode ser arriscado, pois pode não ser suficiente para detectar mudanças nas condições de saúde dos agentes rapidamente. A periodicidade semestral serve como um balanço adequado entre controle e eficácia.
Entender a periodicidade correta dos exames de rotina é essencial para garantir que os agentes de saúde pública se mantenham saudáveis e aptos para o trabalho, alinhando-se com as práticas de saúde ocupacional.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Semestral
Recomenda-se periodicidade mínima semestral, podendo ser repetidas as coletas e análises em situações e períodos de maior exposição, por exemplo, após aplicações em surtos ou bloqueios, ou sempre que houver sintomatologia, mediante solicitação médica a qualquer tempo.
"deve-ser", é forçar! Resposta C).
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo