Após a leitura do trecho abaixo, analise as explicações forn...
“O Crisóstomo disse ao Camilo: todos nascemos filhos de mil pais e de mais de mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo, para que nos pertença de verdade e se gere um cuidado mútuo”.
I- A conjunção “sobretudo”, no contexto mencionado, tem função modalizadora, com valor de reforço do enunciador ao próprio enunciado.
II- O uso do “e” em: “e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo” estabelece uma oração coordenada adversativa.
III- “filhos de mil pais e de mais de mil mães” é uma locução adjetiva que assume na oração função de predicativo do sujeito.
IV- “de ver qualquer pessoa como nos pertencendo” é uma oração subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
Fundamento decisivo: A decisão se apoia no trecho “todos nascemos filhos de mil pais e de mais de mil mães, e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo”: o item III é o único incorreto, porque “filhos de mil pais e de mais de mil mães” não é locução adjetiva, já que o núcleo é o substantivo “filhos”; por isso, permanecem corretos I, pelo valor de reforço/focalização de “sobretudo”, II, conforme o enquadramento classificatório adotado pela banca, e IV, porque “de ver qualquer pessoa como nos pertencendo” completa o nome “incapacidade” e configura oração subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo.
- Separe sempre função sintática de classe do segmento: um termo pode ser predicativo sem ser adjetivo ou locução adjetiva.
- Em estruturas com nome abstrato, verifique se o trecho preposicionado completa esse nome; se isso ocorrer e houver verbo no infinitivo, a leitura de completiva nominal reduzida pode ser decisiva.
- Quando a questão cobrar valor de palavra no contexto, priorize a função semântico-discursiva no enunciado, como ocorre com “sobretudo” em valor de reforço/focalização.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alguém explica?
SEGUNDO A IA:
**I- A conjunção “sobretudo”, no contexto mencionado, tem função modalizadora, com valor de reforço do enunciador ao próprio enunciado.**
Essa afirmação está correta. A conjunção "sobretudo" realmente atua como um intensificador, reforçando a ideia da frase.
**II- O uso do “e” em: “e a solidão é sobretudo a incapacidade de ver qualquer pessoa como nos pertencendo” estabelece uma oração coordenada adversativa.**
Essa afirmação está incorreta. O "e" aqui é uma conjunção coordenativa que liga duas orações de forma aditiva, não adversativa.
**III- “filhos de mil pais e de mais de mil mães” é uma locução adjetiva que assume na oração função de predicativo do sujeito.**
Essa afirmação está incorreta. A expressão "filhos de mil pais e de mais de mil mães" não é uma locução adjetiva, mas sim um complemento que caracteriza o sujeito.
**IV- “de ver qualquer pessoa como nos pertencendo” é uma oração subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo.**
Essa afirmação está correta. A expressão "de ver qualquer pessoa como nos pertencendo" pode ser considerada como uma oração subordinada substantiva que completa o sentido da palavra "incapacidade".
Agora, vamos às opções:
- **A) II e III.** (Incorreto)
- **B) I, II e IV.** (Incorreto)
- **C) I e II.** (Incorreto)
- **D) I e IV.** (Correto)
- **E) III e IV.** (Incorreto)
Portanto, a resposta correta é:
**D) I e IV.**
A afirmação correta é a D: I e IV.
Vamos analisar cada uma das alternativas:
- I - Correta: A conjunção "sobretudo" de fato tem função modalizadora, reforçando a ideia de que a solidão é principalmente a incapacidade de criar laços.
- II - Incorreta: A conjunção "e" nesse contexto estabelece uma relação de adição, não de adversidade. Ambas as ideias (nascermos de muitos pais e mães e a solidão) são apresentadas como aspectos relacionados à incapacidade de se conectar com as pessoas.
- III - Incorreta: "filhos de mil pais e de mais de mil mães" é uma expressão metafórica que enfatiza a ideia de que temos diversas influências em nossas vidas. Não funciona como um predicativo do sujeito, mas sim como um complemento verbal.
- IV - Correta: A oração "de ver qualquer pessoa como nos pertencendo" completa o sentido do nome "incapacidade", funcionando como uma oração subordinada substantiva completiva nominal reduzida de infinitivo.
Em resumo:
- A conjunção "sobretudo" intensifica a ideia central do trecho.
- A oração subordinada infinitiva completa o sentido de um substantivo.
- As demais afirmações apresentam interpretações incorretas da função das estruturas linguísticas no contexto.
Portanto, a alternativa D é a única que apresenta as afirmações corretas.
Já tava ficando louco com esse gabarito, mas pelo visto a maioria marcou D... tá safo
o II é só trocar pelo "mas",dá p perceber que ele está fazendo uma oposição À oração anterior. Uma fala de pertencer e a outra de não pertencer.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo