Sobre o Ensino Fundamental obrigatório, com duração de 9 (no...
Fonte: BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
I- o desenvolvimento da capacidade da aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e formação de passividade e valores.
II- o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
III- a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
É CORRETO o que se afirma em:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (29)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre os objetivos do Ensino Fundamental obrigatório conforme a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Lei nº 9394/96.
Alternativa correta: A - II e III apenas.
Para entender por que esta é a alternativa correta, vamos analisar cada uma das afirmações:
I - O desenvolvimento da capacidade da aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e formação de passividade e valores.
Este item está incorreto por causa da expressão "formação de passividade". A LDB não menciona a formação de passividade como um objetivo do Ensino Fundamental. O termo correto relacionado à LDB é "formação de atitudes e valores", ou seja, busca-se promover a autonomia do aluno, não passividade.
II - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
Este item está correto porque está em conformidade com a LDB, que destaca a importância do domínio da leitura, escrita e cálculo como fundamentos para o aprendizado.
III - A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
Este item também está correto pois reflete os objetivos amplos do Ensino Fundamental de promover uma compreensão abrangente do mundo e das estruturas que o compõem, conforme a LDB.
Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:
- B - I, II e III. Está incorreta porque inclui o item I, que mencionamos ter um erro em sua formulação.
- C - I e II apenas. Está incorreta porque inclui o item I, que está incorreto.
- D - I apenas. Está incorreta porque o item I é o único que está incorreto.
- E - III apenas. Esta alternativa está incorreta porque, embora o item III esteja correto, a alternativa omite o item II, que também está correto.
Compreender os objetivos do Ensino Fundamental conforme a LDB é crucial para identificar qual é a alternativa correta. A chave é entender que o foco da LDB é na autonomia do indivíduo e na sua capacidade de compreender o mundo ao seu redor de forma crítica e consciente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I- o desenvolvimento da capacidade da aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e formação de passividade e valores. ERRADO
I- o desenvolvimento da capacidade da aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e formação de atitudes e valores. CERTO
Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo