🎯 Saiba o que estudar

Avançado com Treinador a partir de R$ 0,76/dia

As arboviroses são, atualmente, um desafio de saúde pública ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088948 Medicina
As arboviroses são, atualmente, um desafio de saúde pública global.
Sobre arboviroses é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central: Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos principalmente por artrópodes, como mosquitos. Dentre elas, destacam-se Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, consideradas problemas importantes de saúde pública devido ao seu potencial epidêmico no Brasil.

Alternativa correta: B) A maioria das infecções por Chikungunya são sintomáticas.

Justificativa: De acordo com o Guia de Manejo Clínico de Chikungunya (Ministério da Saúde, 2ª ed.): “A maioria dos indivíduos infectados pelo CHIKV desenvolve sintomas, alguns estudos mostram que até 70% apresentam infecção sintomática.” Esse dado é diferencial em relação a outras arboviroses, como dengue e zika, nas quais as formas assintomáticas são mais frequentes.

Análise das alternativas incorretas:

A) Errada. Dengue e Zika pertencem à família Flaviviridae, mas o Chikungunya pertence à família Togaviridae.

C) Errada. Os sintomas de Chikungunya geralmente duram de dias a semanas. Apenas uma minoria evolui para dor articular crônica por meses ou anos. Portanto, não é correto afirmar que, “em sua maioria”, duram até um ano.

D) Errada. Segundo protocolos nacionais e OMS, o recomendado é aguardar 8 semanas após sintomas de Zika antes de engravidar. Para homens, recomenda-se 6 meses.

E) Errada. Desde 2017, a orientação do Ministério da Saúde e OMS é dose única da vacina da febre amarela, sem necessidade de reforço a cada 10 anos.

Estratégia de prova: Ao ler questões de arboviroses, tenha atenção à família viral e às recomendações oficiais recentes, pois muitas pegadinhas focam em mudanças de protocolo ou detalhes taxonômicos.

Resumo prático: Na Chikungunya, a maioria apresenta sintomas; em dengue e zika, nem sempre. Atenção aos protocolos atualizados!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A letra E está escrita errada. Se toma uma vez e mais um reforço depois de 10 anos após ter tomado a primeira dose.

Maioria sintomática???? Estaríamos perdidos!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo