Na elestrofera qual é o elétron que tem a maior energia de l...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - Da camada mais próxima do núcleo.
Tema Central da Questão: A questão explora o conceito de energia de ligação dos elétrons na eletrosfera de um átomo. Para entender e resolver essa questão, é importante conhecer como os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo e como a energia de ligação deles varia em função de sua proximidade do núcleo.
Na estrutura atômica, os elétrons estão organizados em camadas ou níveis de energia. A energia de ligação está relacionada à força com que o elétron é mantido no átomo. Quanto mais próximo o elétron estiver do núcleo, maior será essa força, portanto, maior será a energia de ligação.
Justificativa para a Alternativa Correta (D): Os elétrons que estão na camada mais próxima do núcleo são aqueles com a maior energia de ligação. Isso ocorre porque a força de atração entre a carga positiva do núcleo e a carga negativa do elétron é mais forte quando eles estão mais próximos. Assim, para remover um elétron que está muito próximo do núcleo, é necessário aplicar mais energia, o que indica uma maior energia de ligação.
Por que as outras alternativas estão incorretas?
A - Elétron da camada N: Esta alternativa está incorreta porque a camada N está mais distante do núcleo em comparação com as camadas mais internas, como a camada K. Elétrons em camadas mais distantes têm menor energia de ligação.
B - Da camada mais afastada do núcleo: Esta opção está incorreta, uma vez que os elétrons nas camadas mais externas têm menor energia de ligação devido à menor atração pelo núcleo.
C - Da camada média: Esta alternativa também está incorreta, pois os elétrons em camadas intermediárias têm energia de ligação maior que os das mais externas, mas ainda menor que os da camada mais interna.
E - Elétron da camada O: Similar à alternativa A, a camada O está ainda mais distante do núcleo, resultando em menor energia de ligação para seus elétrons.
Estratégia de Resolução: Para questões como esta, lembre-se de que a proximidade do elétron ao núcleo está diretamente relacionada à sua energia de ligação. Camadas internas têm elétrons com maior energia de ligação do que as externas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
k2
A resposta correta é a alternativa D: Elétron da camada mais próxima do núcleo.
Vamos entender o porquê e analisar as outras opções:
Energia de ligação de um elétron é a quantidade de energia necessária para removê-lo de seu átomo. Quanto mais próximo ele estiver do núcleo, maior é a força de atração eletrostática exercida pelos prótons sobre ele — ou seja, mais energia é necessária para arrancá-lo, o que significa maior energia de ligação.
Análise das alternativas:
- A) Elétron da camada N: A camada N está mais afastada do núcleo (é a quarta camada eletrônica), então seus elétrons estão menos ligados ao núcleo. Energia de ligação menor.
- B) Da camada mais afastada do núcleo: Essa camada tem elétrons mais “livres”, com pouca atração do núcleo. Também têm menor energia de ligação.
- C) Da camada média: Estão entre a superfície e o núcleo. A energia de ligação é intermediária. Não é a maior.
- D) Da camada mais próxima do núcleo: Perfeito! Esses elétrons (por exemplo, da camada K) estão mais próximos dos prótons, sofrendo maior atração, o que exige mais energia para removê-los. Maior energia de ligação.
- E) Elétron da camada O: Assim como a N, a camada O está ainda mais distante. Energia de ligação ainda menor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo