Na língua portuguesa, uma oração é geralmente composta por d...
I. Morreu de apoplexia fulminante.
II. Ele próprio exercera dois empregos.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema central: A questão exige o domínio da classificação dos sujeitos nas orações, tema fundamental em Sintaxe (termos essenciais da oração), conteúdo cobrado corriqueiramente em concursos públicos.
Na norma-padrão, a oração costuma apresentar dois elementos: sujeito e predicado. A identificação do sujeito, seu núcleo e sua presença ou não na frase, conduz à sua classificação como simples, composto, oculto/desinencial, indeterminado ou oração sem sujeito. Essa classificação deve considerar tanto o contexto quanto a estrutura gramatical.
Justificativa da alternativa correta — Letra B:
I. “Morreu de apoplexia fulminante.”
Apesar do sujeito não aparecer de forma explícita nessa frase, retomamos o personagem citado anteriormente (o conselheiro Vale). Portanto, há um sujeito simples, com núcleo subentendido pelo contexto, mas claramente identificado.
Exemplo paralelo: Chegou atrasado à aula. (Se o contexto apresentar quem chegou, o sujeito é simples, não indeterminado.)
II. “Ele próprio exercera dois empregos.”
Aqui, o sujeito está expresso (“Ele próprio”), também sendo classificado como simples, pois tem um núcleo (“Ele”).
Regra-chave: Segundo Evanildo Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), o sujeito simples possui apenas um núcleo e pode ser explícito ou subentendido no contexto imediato, desde que identificado.
Análise das alternativas incorretas:
A) Sujeito simples; sujeito desinencial: Incorreta, pois o sujeito da segunda frase está explícito, não subentendido.
C) Sujeito indeterminado; sujeito simples: Errada porque, embora o sujeito da primeira oração não seja explícito, ele é determinado pelo contexto.
D) Sujeito indeterminado; sujeito oculto: Também incorreta; a frase I é anafórica (retoma o sujeito anterior), e em II o sujeito é expresso.
Dica de prova: Quando o sujeito pode ser retomado claramente no período anterior, ele não é indeterminado, mas simples (mesmo que não esteja escrito na frase em análise).
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
?
A pergunta que fica - Quem morreu de apoplexia fulminante? Isso é sujeito indeterminado. Não tem como deduzir.
Para mim o gabarito é muito questionável.
Correto: C
Na I- creio que o sujeito seja oculto: não está na frese, mas sabemos quem é.
frase 1 - Sujeito Indeterminado...quem morreu?
gabarito incorreto
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo