Abreo e Fávero (2001) argumentam que o processo de reestrutu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q972935 Serviço Social
Abreo e Fávero (2001) argumentam que o processo de reestruturação produtiva atinge todos os trabalhadores, inclusive os assistentes sociais. De acordo com as autoras, em função desse processo, há um deslocamento dos profissionais do Serviço Social para qual área listada a seguir?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: D - Área de Recursos Humanos.

Tema Central: A questão aborda o tema da reestruturação produtiva e seu impacto sobre a atuação dos assistentes sociais, particularmente no deslocamento destes profissionais para novas áreas de trabalho.

Resumo Teórico: A reestruturação produtiva refere-se a mudanças nos processos de produção e organização do trabalho, influenciadas por fatores como a globalização, avanços tecnológicos e novas exigências do mercado. Este processo afeta diversos setores e profissionais, incluindo os assistentes sociais, que passam a se inserir em outras áreas além das tradicionais.

Segundo Abreo e Fávero (2001), com a reestruturação produtiva, ocorre um direcionamento significativo dos assistentes sociais para a Área de Recursos Humanos (RH). Isso se deve à necessidade de gerenciar questões sociais e humanas dentro das empresas, promovendo práticas de responsabilidade social e bem-estar organizacional.

Justificativa da Alternativa Correta: A opção D é a correta, pois a reestruturação produtiva cria demandas específicas em Recursos Humanos, como a gestão de conflitos, desenvolvimento humano e social no ambiente corporativo, que se beneficiam da expertise dos assistentes sociais.

Análise das Alternativas Incorretas:

  • A - Área da Assistência Social: Embora assistentes sociais atuem tradicionalmente nesta área, a questão foca no deslocamento para novas áreas por causa da reestruturação produtiva, o que não ocorre aqui.
  • B - Área da Educação: Assistentes sociais podem atuar na educação, mas a questão específica trata da reestruturação produtiva, que não é a principal razão de deslocamento para esta área.
  • C - Área da Saúde: Semelhante à educação, a saúde não é o foco do deslocamento causado pela reestruturação produtiva segundo as autoras do texto indicado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA D

A reestruturação produtiva, tanto nas organizações públicas como nas privadas, vem impondo a todos os trabalhadores, incluindo também a categoria de assistentes sociais, mudanças que trazem repercussões como: precarização das relações de trabalho, ameaça de desemprego, exigências de polivalência, multifuncionalidade, desenvolvimento de novas habilidades, entre outros.

Dessa forma, ocorre um deslocamento do Serviço Social para a área de recursos humanos, na esfera da assessoria gerencial e na criação dos comportamentos produtivos, ou seja, clima social.

SERRA, Rose M. S. Trabalho e Reprodução: enfoque e abordagens. São Paulo: Cortez; Rio de Janeiro: PETRES-FSS/UERJ, 2001.

Força, guerreiros(as)!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo