O planejamento é classificado em três níveis distintos: estr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: COMPERVE - UFRN Órgão: UFRN Prova: COMPERVE - 2017 - UFRN - Auditor |
Q843319 Administração Financeira e Orçamentária
O planejamento é classificado em três níveis distintos: estratégico, tático e operacional. Nesse sentido, são exemplos desses níveis de planejamento na Administração Pública, respectivamente,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é o planejamento na Administração Pública, que se divide em três níveis: estratégico, tático e operacional. Para resolver essa questão, é necessário compreender a hierarquia e a função de cada um desses níveis dentro do orçamento público.

A alternativa correta é a letra D. Vamos analisar essa escolha:

Alternativa D: o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.

- O Plano Plurianual (PPA) é um exemplo de planejamento estratégico. Ele define diretrizes, objetivos e metas para um período de quatro anos, abrangendo o mandato do presidente, governadores ou prefeitos. Sua função é traçar a visão de longo prazo para os investimentos e programas governamentais.

- A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um exemplo de planejamento tático. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual e estabelece as metas e prioridades da administração pública para o próximo ano. A LDO serve como um elo entre o PPA e o orçamento anual.

- A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um exemplo de planejamento operacional. Ela detalha as receitas e despesas do governo para o ano seguinte, baseada nas diretrizes da LDO e nos objetivos do PPA. A LOA é responsável por operacionalizar o orçamento público anualmente.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A: a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a Lei Orçamentária Anual e o Plano Plurianual.

- Esta sequência está incorreta. A LDO não é um planejamento estratégico, e a LOA não é tática.

Alternativa B: a Lei de Diretrizes Orçamentárias, o Plano Plurianual e a Lei Orçamentária Anual.

- A LDO não precede o PPA como planejamento estratégico, e o PPA não é operacional.

Alternativa C: o Plano Plurianual, a Lei Orçamentária Anual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

- A LOA não pode ser um planejamento tático, e a LDO não é operacional.

Compreender o papel de cada dessas leis no ciclo do orçamento público é essencial para interpretar questões de concurso sobre planejamento orçamentário. Essas leis devem ser vistas como parte de um sistema coordenado, que planeja e executa o orçamento no curto, médio e longo prazo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

planejamento no setor através: do Plano Plurianual (PPA), da. Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). .... convencionou-se ramificá-lo em três níveis: estratégico, tático e operacional.

 d)

o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. 

Gabarito: D

Achei essa questão muito fácil para o nível de Auditor.

GAB D 

Art. 165. DA C.F Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

I - o plano plurianual; (PPA).

II - as diretrizes orçamentárias; (LDO).

III - os orçamentos anuais. (LOA-Lei Orçamentária Anual).

FONTE: CF/88

PPA é estratégico. LDO é tático. LOA é operacional.

Fonte: Labuta nossa de cada dia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo