A Geografia era entendida como a parte terrestre da ciência...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3333379 Geografia
A Geografia era entendida como a parte terrestre da ciência do cosmos, isto é, como uma espécie de síntese de todos os conhecimentos relativos à Terra. Tal concepção transparece em sua definição do objeto geográfico, que seria: “A contemplação da universalidade das coisas, de tudo que coexiste no espaço concernente a substâncias e forças, da simultaneidade dos seres materiais que coexistem na Terra”. Caberia ao estudo geográfico: “reconhecer a unidade na imensa variedade dos fenômenos, descobrir, pelo livre exercício do pensamento e combinando as observações, a constância dos fenômenos em meio a suas variações aparentes”. Desta forma, a Geografia seria uma disciplina eminentemente sintética, preocupada com a conexão entre os elementos, e buscando, através dessas conexões, a causalidade existente na natureza.
(Antonio Carlos Robert Moraes, Geografia: pequena história crítica,1985. Adaptado)

Esses princípios da ciência geográfica foram defendidos e explicitados por 
Alternativas