O neoliberalismo no Brasil efetiva-se por governos neolibera...
Neste processo, os ganhos obtidos com a implementação da Seguridade Social pela Constituição Federal de 1988 sofrem uma inflexão, passando a assumir características de
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre neoliberalismo e políticas sociais no Brasil.
O tema central da questão é a influência do neoliberalismo nas políticas sociais brasileiras, em particular na Seguridade Social instituída pela Constituição Federal de 1988. O neoliberalismo, um modelo econômico que enfatiza a redução do papel do Estado na economia, impactou várias políticas sociais ao redor do mundo, incluindo as brasileiras, promovendo mudanças significativas na forma como essas políticas são implementadas.
De acordo com o texto, a implementação da Seguridade Social sofreu uma inflexão, ou seja, uma mudança de rumo, assumindo características específicas. A alternativa correta é a assistencialização da proteção social.
Justificativa da Alternativa Correta (C):
A assistencialização refere-se a uma abordagem onde a proteção social é tratada de forma limitada, focando mais em ações assistenciais, em vez de políticas universais e abrangentes. Isso significa que, sob influência neoliberal, as políticas sociais passam a oferecer benefícios restritos e emergenciais, muitas vezes vinculados a critérios de comprovação de necessidade, ao invés de serem universalizados como originalmente previsto na Constituição de 1988.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - Empregabilidade: O conceito de empregabilidade se refere à capacidade de um indivíduo de obter e manter um emprego. Não está diretamente relacionado ao redirecionamento das políticas sociais pelo neoliberalismo.
- B - Universalização dos programas sociais: Esta opção está incorreta, pois a universalização significaria ampliar o acesso aos programas sociais para toda a população, o que se contrapõe à tendência de assistencialização mencionada.
- D - Empreendedorismo: Embora o empreendedorismo seja uma característica promovida por políticas neoliberais, ele não se relaciona diretamente com a inflexão das políticas de Seguridade Social.
- E - Pejotização dos profissionais: A pejotização refere-se à prática de contratação de trabalhadores como pessoas jurídicas. Este conceito é mais relacionado ao mercado de trabalho e não à estrutura das políticas de proteção social.
Uma estratégia útil para interpretar questões como esta é identificar palavras-chave relacionadas ao contexto histórico e social, como neoliberalismo e Seguridade Social, e compreender suas implicações no cenário das políticas públicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
MESMO CONTEÚDO:
Ano: 2021 Banca: FGV
A entrada do neoliberalismo no Brasil, nos anos 1990, marcou o início do desmonte da recém-instituída seguridade social. O solapamento de direitos e de supressão das políticas sociais no âmbito da seguridade social tem aprofundado a tendência à(ao):
RESPOSTA:
Assistencialização da proteção social;
GABARITO: C.
Para responder essa questão vamos recorrer as contribuições de Pastorini e Galizia (2013), que afirmam ‘’ As redefinições nas políticas de proteção social são pensadas à luz das mudanças políticas, econômicas, sociais e ideológicas que vêm acontecendo nas últimas décadas nas sociedades capitalistas dependentes. Desde a implementação do projeto político-econômico neoliberal, a relação entre as políticas previdenciárias e os diversos programas de assistência social vive importantes transformações que se apoiam numa, não nova, mas aprofundada divisão das responsabilidades da proteção social entre o setor público e o privado, reforçando o processo de privatização e assistencialização da proteção social’’.
QUER FAZER PARTE DO NOSSO GRUPO DE ESTUDO GRATUITO NO WHATSAPP??? Basta enviar mensagem para :86999839453 (informe seu nome e que quer participar do grupo de estudo).
- O PROTAGONISMO DA ASSISTÊNCIA NO NOVO PADRÃO DE PROTEÇÃO SOCIAL BRASILEIRO Alejandra Pastorini1 Silvina V. Galizia
Alternativa C
FGV adora trabalhar esse conceito de assistencialização da proteção social.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo