O diagnóstico do Transtorno Disruptivo da Desregulação do H...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre o Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor (TDDH). Este é um transtorno psiquiátrico que se manifesta principalmente em crianças e adolescentes, caracterizado por irritabilidade crônica, frequentes explosões de raiva desproporcionais e dificuldades em regular o humor. É fundamental conhecer os critérios diagnósticos e diferenciais para responder corretamente à questão.
Alternativa correta: B - tem como diagnóstico diferencial TDAH, esquizofrenia, transtorno de abuso de substâncias e transtorno global do desenvolvimento.
Justificativa: Esta alternativa está correta porque, ao diagnosticar o TDDH, é crucial considerar diagnósticos diferenciais como o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), esquizofrenia, transtornos relacionados ao uso de substâncias e transtornos de desenvolvimento. Estes são transtornos que podem apresentar sintomas semelhantes, como irritabilidade e dificuldades de comportamento, mas possuem características e tratamentos distintos.
Análise das alternativas incorretas:
A - em menores de 5 anos, o comportamento deve ocorrer na maioria dos dias por um período mínimo de 3 meses.
Erro: O TDDH não é diagnosticado em crianças tão novas como menores de 5 anos. A idade mínima geralmente considerada para o diagnóstico é de 6 anos.
C - as oscilações de humor não têm a marcante característica de desproporcionalidade.
Erro: As oscilações de humor no TDDH são, sim, caracteristicamente desproporcionais e intensas, além de inadequadas para o nível de desenvolvimento da criança.
D - os sintomas devem se manifestar ao menos três vezes por semana, em dois ou mais ambientes, e persistir por, no mínimo, 6 meses.
Erro: Embora os sintomas devam ocorrer em múltiplos ambientes e durar um tempo significativo, o critério de "três vezes por semana" refere-se especificamente à frequência das explosões de raiva, enquanto a duração mínima correta para o diagnóstico é de 12 meses, e não 6.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo